Divulgação – Accord híbrido: a estimativa é de que o preço seguirá em R$ 250 mil

O primeiro Honda híbrido à venda no Brasil será o Accord. A escolha foi motivada pelo fato de o sedã ser o carro com mais tecnologias embarcadas entre os Honda à venda no Brasil. Ele será um dos três híbridos que a empresa venderá no País até 20238. É provável que o modelo seja importado já em 2020.
O Accord híbrido adota um novo conjunto de tecnologias. O sistema oferece redução de consumo e melhor desempenho, duas coisas difíceis de combinar. Com os aperfeiçoamentos do sistema híbrido a Honda também conseguiu ampliar o espaço interno do sedã.

Os novos componentes foram instalados de forma mais compacta. O Accord híbrido tem potência combinada de 212 cavalos. Utiliza um motor 2.0 a gasolina de 145 cv (que funciona tanto para movimentar o carro como para fornecimento Accord híbrido de energia elétrica) e dois motores elétricos, um para propulsão e outro para geração, separados. A configuração adotada para o sistema dispensa um conjunto de transmissão.
A conexão do motor a combustão com o eixo motriz é controlada por um sistema de embreagem do tipo lock-up, com relação direta. Com essa combinação, o Accord pode rodar em três modos: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive, selecionados automaticamente de forma a obter a melhor relação entre desempenho e eficiência energética.

O modo EV Drive permite o uso 100% elétrico e zero emissão de poluentes. Já no modo híbrido, o motor a gasolina fornece energia para o motor elétrico gerador, enquanto o excesso de energia produzida é convertido em carga para o sistema de baterias de íons de lítio.
No modo Engine Drive, o motor a combustão transmite o movimento diretamente para as rodas, permitindo a máxima eficiência de trabalho. Na maioria das situações o carro anda nos modos Hybrid Drive e EV Drive como forma de alcançar a melhor eficiência possível.
O modo Engine Drive é adotado apenas em situações de velocidades de cruzeiro, em condições de estrada.