O acervo do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, conta atualmente com mais de 3.300 obras de artistas importantes nos cenários nacional e internacional, como Alfredo Andersen, João Turin, Miguel Bakun, Poty Lazzarotto, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong. Há obras também de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer e Tomie Othake, além de Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand e de muitos outros artistas de grande importância. 

Em 2013, o MON recebeu a doação de mais de 60 obras de artistas de destaque como Guita Soifer, Efigênia Rolim, Violeta Franco, Jacek Sroka, Everly Giller, além da obra Cadeira do mestre, do artista Sergius Erdelyi, que está exposta no jardim do MON e chama atenção pelas suas dimensões. A cadeira tem 5,20 metros de altura, 2,30 metros de largura e 1,65 metro de profundidade. 

As obras ficam armazenadas no setor especializado – o Departamento de Acervo e Conservação do MON, responsável pelo estado de conservação das obras de arte, um fator de extrema importância para o Museu e para toda a sociedade. Todas as solicitações de doação passam pela Coarte, uma comissão formada por críticos e artistas que avaliam se a obra poderá integrar o acervo do museu. 

A diretora cultural do MON, Estela Sandrini, destaca a importância do acervo. Na hora em que você tira uma obra de um lugar inapropriado, que não tem condições necessárias para a preservação da obra, e a traz para o museu, que tem um ambiente próprio para a preservação dessa obra, a nossa história está sendo cuidada. Estamos cuidando para que uma parte da história seja preservada, afirma. 

EXPOSIÇÕES – Em 2012, o MON realizou três exposições para mostrar ao público as obras que integram o acervo: Acervo MON – Aquisições 2011/2012, composta de várias expressões artísticas reunidas, como desenho, pintura, gravura, escultura, fotografias impressas e digitais; PR/BR – Produção da imagem simbólica do Paraná na cultura visual brasileira, com curadoria de Maria José Justino, Paulo Herkenhoff e Paulo Reis; e Acervo MON Mobiliário, exposição da mobília do Museu, de autoria de artistas reconhecidos no cenário nacional, além de grandes nomes da arquitetura como Lina Bo Bardi (projetou a sede do Museu de Arte de São Paulo – MASP) e o próprio Oscar Niemeyer, que mostra um pouco da sua faceta como designer. 

Em 2013, o Museu Oscar Niemeyer deu continuidade a um projeto especial desenvolvido pelo setor de Ação Educativa, em parceria com o Departamento de Museologia, Restauro e Conservação do Museu, que tem o objetivo de apresentar ao público a trajetória de um artista de grande importância (já falecido) e que tenha obras no acervo do MON. 

Atualmente as obras de Waldemar Curt Radovanovic Freyesleben estão em exposição até maio de 2014. Já passaram pelo projeto nomes como Violeta Franco, Frederico Guilherme Virmond, Erbo Stenzel e Osmar Chromiec. 

Assim, o MON cumpre uma das suas missões como instituição museológica – guardar e mostrar coleções de obras e objetos de arte para que possam ser admiradas por todos, além de conservar e restaurar essas obras, preservando-as para as gerações futuras.