Divulgação – Fogos são bonitos

Junho é o mês das festas juninas, uma tradição folclórica marcada por muitas comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas e roupas caipiras ou quadriculadas. Para muitas pessoas a festa também é marcada por estalinhos (brinquedos com pólvora), fogueiras, balões e fogos de artifício. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aproveita a época e pede que a população fique bem atenta aos riscos de queimaduras decorrentes de brincadeiras com fogo.

Segundo um estudo estatístico da Secretaria de Estado da Saúde de 2016, nesta época do ano os acidentes com fogos e queimaduras por fogueiras sobem 10%. Até 2017 o Paraná era o sétimo estado brasileiro com maior número de internações causadas por acidentes com fogos de artifício. Segundo o estudo, entre 2008 e 2017, o Paraná registrou 179 internamentos causados por fogos de artifício, ficando na sétima posição entre os estados brasileiros. Em todo o país, foram 5.063 no período.

Os fogos de artifício, se manuseados de forma incorreta, podem causar queimaduras, além de mutilações nos dedos, machucados nos olhos e até a surdez. Os inocentes estalinhos, feitos de pólvoras, também são perigosos, podendo causar grandes acidentes, diz material de alerta divulgado pela SBD.

Já o ato de fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas, áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, além de proibido, é considerado crime ambiental e pode causar sérios riscos à saúde.

Dicas para usar fogos de artifício com mais segurança

– Compre fogos de artifício apenas em lojas credenciadas
– Não guarde fogos em casa
– Siga sempre as orientações e normas de segurança indicadas no rótulo do produto
– Não manipule fogos sob efeito de álcool, drogas ou medicamentos
– Evite o acesso de crianças aos fogos
– Se um fogo de artifício falhar, não tente reacendê-lo
– Não solte fogos em locais fechados, ou próximo de árvores, fiações elétricas ou produtos inflamáveis
– Para disparar os fogos, prefira usar extensores ou bases fixas
– Mantenha sempre água ou um extintor próximo caso seja necessário