A Primavera está batendo à porta. Junto com as cores chegam também os dias mais quentes. E, mesmo aquelas que não saem de casa de maquaigem, sabem que a estação pede leveza. Por isso, a make básica é a tendência. Chamado de estilo “no makeup makeup”, que em português seria maquiagem natural — ou seja, aquela que parece que você são está usando nada, mas está —, é a aposta mais acertada para as produções do dia a dia. O estilo é o adotado pelas famosas Natalie Portman, Saoirse Ronan, Camila Queiroz e Meghan Markle, a Duquesa de Sussex. 
Mas conseguir um ar natural é preciso cuidar da pele antes de colocar qualquer tipo de produto sobre ela.  Por isso, o primeiro passo é limpar e manter limpa a pele. Quem quer aderir ao estilo, precisa usar demaquilante nos olhos para retirar todo vestígio das máscara aplicada durante o dia. Aqui vale uma dica. 
Depois de passar o demaquilante e lavar o rosto com um produto específico para o tipo de pele, vale pegar um cotonete e embeber a ponta com demaquilante bifásico e passar envolta dos olhos incluindo a linha d’água inferior e superior.  Mesmo depois de toda a limpeza, basta olhar no cotonete para ver que a medida é necessária.


Passo a passo da maquiagem natural
1. Prepare a pele

  • O primeiro passo da maquiagem, seja ela carregada ou não, é preparar a pele. Por isso é importante lavar o rosto, de preferência com água fria, e um sabonete ou espuma de limpeza indicado para o seu tipo de pede. Após lavar o rosto e secar, é importante garantir a limpeza por completo com água micelar para remover qualquer tipo de impureza. A aplicação de um tônico vai ajudar a pele a ficar livre para receber a aplicação do creme hidratante indicado para o tipo de pele. 
  • Vale ressaltar que mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas. Esse passo, ao contrário do que algumas pessaos pensam, vai evitar que a pele fique oleosa ao  longo dia por causa da maquiagem. O segredo está em usar produtos indicados para o tipo de pele, como espuma de limpeza, tônico e hidratante para pele mista ou oleosa. 
  • Outro produto que vai ajudar a fixar a maquiagem é o primer. Ele prepara a pele, depois do hidratante, para disfarçar os poros abertos, suavizar as linhas de expressão, reduzir o brilho da pele e a deixar a maquiagem intacta por mais tempo.
     

2. Invista em bases de cobertura leve

  • Esse é o segundo passo mais importane para conseguir uma maquiagem mais natural. Sempre respeitando o tipo de pele, a base indicada para o estilo ‘no makeup, makeup’ é a de cobertura leve. Esse tipo de produto tem como principal função uniformizar o tom da pele, camuflar olheiras. No entanto, dependendo do tipo de pele, ele não irá esconder pequenas imperfeições, como vemelhidão e sardas. E a ideia é dar o chamado efeito “acordei maravilhosa assim mesmo”. Essa base geralmente é líquida e fluída. Mas vale testar, pois cada base age de modo diferente na pele, mas a cobertura não é uma característica que muda. Alguns produtos permitem que se construa uma cobertura em camadas, mas considerando apenas a primeiro camada, ela é leve.

3. Substituta a base por outros produtos

  • Quem não quiser a base, pode apostar em outros produtos com o mesmo propósito, como por exemplo, filtro solar com cor, BB Cream ou corretivo apenas na regiões em que houver necessidade de algum tipo de correçã, como olheiras e cantinhos do nariz,que costumam ser mais vermelhos. 

Corretivo

  • Se o corretivo for a escolha, procure se maquiar em um local com bastante luz para ter a certeza de que o produto está bem espalhado. 

BB Cream

  • BB Cream é uma opção para quem busca hidratação, proteção e uniformização da pele. Alguns têm ativos antivelhecimento.  O BB significa ‘beauty balm’, em tradução literal seria bálsamo de beleza. 

CC Cream 

  • CC Cream quer dizer color corretion, ou seja, correção de cor. Para quem quer esconder manchas ou deixar o tom do rosto mais homogêneo esse é o melhor produto. 

4. Opte por uma boca discreta

  • Muitas vezes o batom chama a atenção. Mas neste caso, ele é o responsável pelo truque quando não se está com vontade de maquiar, basta passar um batom que cause mais impacto. No entanto para um look natural, o ideal é substituir por uam protetor labial com cor ou por um gloss incolor.
  • Outra opção é lançar mão dos batons em tons nude. Quanto mais discreto, melhor.

5. Não subestime os olhos

  • Por mais básico que seja, vale a pena investir em tons nude ou marrons para uniformizar, ou até mesmo apenas no iluminador que ajuda a abrir os olhos. A máscara de cílios é indispensável para dar volume e definir o olhar.
  • Para um ar um pouco mais dramático, vale esfumaçar uma sombra marrom no canto externo dos olhos. Vale tons de cobre e bronze para dar mais profundidade ao olhar. 

6. Cuidado com o blush

  • Para quem quer uma maquiagem natural, o ideal é escolhar um pincel com cerdas macias para conseguir esfumar bem o blush. Outra opção é usar blush em creme e com os dedos aplicar a cor com leves batidinhas

7. Brilhe com muito iluminador

  • O produto faz toda a diferença. Ele ressalta algumas áreas do rosto, deixado um acabamento natural e sofisticado de pele bonita, saudável e hidratada. 
  • Ele pode ser aplicado nas sobrancelhas, acima das maçãs do rosto (especificamento acima da linha do blush), no arco-do-cupido (o V que se forma na parte de cima dos lábios), no queixo, na pontinha do nariz e no canto interno dos olhos. 
  • Caso o produto seja em pó, aplique com batidinhas ou com um pincel-leque para esfumaçar bem e dar um efeito bem natural
  • Para as românticas, o conceito de princesa será atualizado desconstruindo peças clássicas por meio da adição de fendas e babado em vestidos longos, por exemplo.
  • Os laços, especialmente os médios e grandes, farão bastante sucesso na primavera verão 2019. O objetivo é adicionar mais delicadeza as produções particularmente aquelas que remetem ao universo bem feminino.Esse ‘detalhe’ cheio de charme pode estar no pescoço, cintura ou outros pontos da peça.
  • O segredo para montar um look perfeito é apostar em peças com estampas florais em modelagens mais ousadas e com um toque de sensualidade.
  • O material que vai ganhar evidência dentre as tendências da moda primavera verão 2019 é o plástico. A transparência e brilho do plástico servirão para deixar as produções mais sensuais e com um visual futurista. 
  • A transparência, também presente nas rendas, é muito associada a produções noturnas, contudo, uma das tendências da moda primavera verão 2019 que prometem fazer sucesso é o uso de peças com esse estilo em looks diurnos. Para as mais discretas é possível fazer sobreposições de camisetas transparentes com camisetas básicas.
  • Outra peça que se tornará icônica é a saia em dois comprimentos, o forro mais curto sobreposto por outra saia transparente. Seguir uma linha mais rocker é uma forma de tornar esses looks mais coerentes.

8. Vermelho

  • A cor vermelha será o novo preto. A cor está sendo apontada como a principal cor comercial para 2019 sendo uma das apostas para diferentes tipos de looks como aqueles compostos por peças únicas como vestido e macacão, aliás, esse último estará presente desde looks casuais até os mais elegantes.
  • O macaquinho vermelho também não pode ficar de fora do seu closet.