A Nissan, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) assinaram nesta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, um Memorando de Entendimento (MoU) para acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica no país. Com o acordo, a Nissan se torna parceira do PTI e do ITAI no desenvolvimento nacional de carregadores bidirecionais para veículos elétricos. Estes carregadores criam um novo ecossistema fazendo com que os carros funcionem como uma solução para compartilhamento de energia com a casa do consumidor, edifícios comerciais e a rede. Os pesquisadores utilizarão dois Nissan LEAF para estudar também o impacto desses carregamentos na rede elétrica. O carro 100% elétrico mais vendido do mundo é o modelo ideal para a pesquisa e desenvolvimento destas novas tecnologias, por ser capaz de devolver energia para a rede, por meio do sistema Vehicle-to-Grid (V2G).


Renault
A Renault continua crescendo no mercado brasileiro. Em janeiro, a marca teve 8,6% de participação de mercado, com ganho de 2,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2018, emplacando 16.344 unidades no mês. O modelo mais vendido da marca foi novamente o Kwid, com 5.338 unidades comercializadas. No mercado dos comerciais leves, o Renault Master continua na liderança entre os furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de peso bruto total. O veículo teve 738 emplacamentos em janeiro, com uma participação no segmento de 52%.


Volvo caminhões


A Volvo está fazendo mudanças na sua área de comunicação. Daniel Homem de Mello é agora o responsável por comunicação, marketing e marca na America Latina. Já os programas de responsabilidade social corporativa e a comunicação interna permanecem dentro da área de RH e Assuntos Corporativos. A alteração ocorre em virtude da saída de Solange Fusco, que se dedicará a um negócio próprio como consultora em comunicação empresarial.