Foz do Iguaçu teve aprovado sua adesão ao projeto Mais Médicos para o Brasil, cujo resultado da homologação foi publicado no último dia 04 de setembro de 2013, pela Portaria Nº18 do Ministério da Saúde. Um total de 514 municípios compõe a lista que está em ordem por Estado.

O município atendeu aos requisitos exigidos pelo Ministério, conforme o processo de chamamento público para a adesão ao projeto, a partir do Edital de 16 de agosto de 2013. Foram solicitados 21 profissionais médicos para Foz.
Conforme o Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (6) será divulgada a Lista provisória da alocação nos municípios, para os médicos formados em Instituições Estrangeiras – IES, brasileira com diploma revalidado no Brasil.

E, entre os dias 06/09 e 09/09 será divulgada a Homologação das Vagas pelos médicos, ou seja, quais municípios serão contemplados e a quantidade de médicos.

A Secretária Municipal de Saúde, Lettice Canete de Lima informou que, nos primeiro dias do programa entramos em contato, com o Ministério da Saúde mostrando interesse sobre a contratação. Desde o início quando foram abertas as inscrições, foi providenciado o cadastramento do município que se efetivou no dia 19 de Julho, disse.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Valadão, o município tem hoje 27 Unidades Básicas de Saúde, com 34 equipes do Programa Saúde da Família – PSF, e a vinda desses profissionais suprirão, em grande parte, as necessidades destes locais.

A importância da adesão do município ao projeto do Governo Federal, é que na prática vai integrar e completar, as equipes do PSF, bem como das unidades de modelo tradicional, visando o atendimento à população, na prevenção de doenças e na promoção à saúde, salientou a coordenadora.