Divulgação

Desde os sete anos de idade, o sonho de Erick Avellaneda, hoje com 14 anos, era aprender a tocar violino. Nesta semana ele teve a primeira aula com o instrumento na Rua da Cidadania do Boa Vista. Avellaneda é um dos adolescentes atendidos pelos projetos de prevenção articulados pelo Departamento Municipal de Políticas Sobre Drogas, em parceria com o Instituto Shogun Rua. 

Cursando o nono ano no Colégio Estadual Getúlio Vargas, no bairro Cachoeira, desde cedo ele começou a se interessar pelas possibilidades que poderiam se abrir a partir da habilidade adquirida pelo instrumento. “Sempre admirei os grandes concertos que pude assistir”, conta ele.

Agora, após ganhar o violino da madrinha dele e com o apoio da Prefeitura, pode começar as aulas, que acontecerão uma vez por semana. As turmas, organizadas pela Fundação Cultural de Curitiba, são pequenas, com três alunos. 

O adolescente mora na Vila Leonice com a mãe e a irmã, de três anos, que segundo ele, adora ver o irmão brincar de tocar pela casa. Quando adquirir mais experiência com o violino, Avellaneda tem vontade de dar aulas para crianças e para a própria irmã. “Quando eu estiver em um nível mais avançado, além de participar dos concertos quero dar aulas para crianças em creches”, planeja.  

Projeto social
Além de oficinas e cursos para aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas, o Instituto Shogun Rua e o Departamento de Políticas Sobre Drogas organizam periodicamente atividades e eventos culturais e de lazer com os adolescentes atendidos.

“Oferecer as mais variadas oportunidades aos adolescentes em situações vulneráveis é fazer um real trabalho de prevenção”, defende a gerente de prevenção do Departamento de Políticas Sobre Drogas, Grace Puchetti Rosa. 

Idealizado pelo campeão mundial de MMA Maurício “Shogun” Rua, o instituto de mesmo nome trabalha em prol de crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis, com o objetivo de utilizar o esporte como ferramenta de transformação social.

O convênio com a administração pública municipal foi assinado no primeiro semestre deste ano, para desenvolver o projeto “Trilhando nos caminhos da sustentabilidade e da prevenção: uma luta necessária”. A ideia é contribuir para a redução da violência e do uso de drogas entre os jovens.