Reprodução/Twitter/Portuguesarjofc – Portuguesa anuncia a contratação de novo técnico

A Associação Atlética Portuguesa, do Rio de Janeiro, decidiu trocar de treinador antes de enfrentar o Paraná Clube. Os dois clubes se encontram no próximo domingo (dia 8), na Vila Capanema, pela 4ª rodada do Grupo 7 da Série D do Campeonato Brasileiro.

A Portuguesa demitiu no domingo o técnico Toninho Andrade, 58 anos, após seis jogos seguidos sem vencer e cinco empates. Na Série D, foram três empates em 1 a 1 (com São Bernardo, Oeste e Pérolas Negras). Nesse período, também empatou em 1 a 1 com o Corinthians, em Londrina, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

O clube carioca escolheu o Estádio do Café para a partida porque seu estádio, o Luso-Brasileiro, só tem capacidade 5.044 lugares – o regulamento dessa fase da Copa do Brasil exige mínimo de 10 mil.

A partida de volta contra o Corinthians, em São Paulo, será em 11 de maio, três dias depois do confronto com o Paraná.

O escolhido para substituir Toninho Andrade é Felipe Surian, 40 anos, que comandou o Sampaio Corrêa em 2021 e foi eleito o melhor técnico do Carioca 2021, graça à boa campanha com a Portuguesa (3º lugar).

TEMPORADA
A Portuguesa terminou em 6º lugar na classificação geral do Campeonato Carioca 2022, com 3 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Na Copa do Brasil, eliminou o CRB na 1ª fase (vitória por 1 a 0) e o Sampaio Corrêa na 2ª (vitória por 2 a 0). No total da temporada, o clube soma cinco vitórias, oito empates e seis derrotas, com 19 gols marcados e 18 sofridos. Já o Paraná tem uma vitória, quatro empates e dez derrotas no total da temporada 2022, com seis gols marcados e 24 sofridos.

EXPULSÃO
O zagueiro Dirceu, 34 anos, foi expulso no empate com o Nova Iguaçu, no último sábado, e vai cumprir suspensão automática no próximo domingo, contra a Portuguesa. O árbitro Diego da Costa Cidral, da Federação Catarinense de Futebol, explicou na súmula o motivo do cartão vermelho. “Expulsei por segunda advertência, por após receber cartão amarelo por impedir um ataque promissor proferir ao arbitro as seguintes palavras ‘tu é muito fraco mesmo’”, escreveu o árbitro.

As opções para o lugar de Dirceu são Lucas Oliveira, Odivan e Victor Caetano, que começaram no banco na última partida.