Em assembleia nacional, os aeronautas (pilotos, copilotos e comissários dos aviões) decidiram hoje (5) esperar uma nova reunião com as companhias aéreas, marcada para o próximo dia 11, para decidir sobre paralisações e greve.

Até lá, os trabalhos da categoria prosseguem normalmente. No entanto, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Marcelo Ceriotti, não descarta problemas para os passageiros durante este mês.

O final de ano dos passageiros fica comprometido se essa negociação não avançar. Paralisações vão depender da posição das empresas no dia 11. Não temos a intenção de prejudicar a população, mas dependemos da boa vontade das companhias aéreas, disse Ceriotti, após assembleia da categoria em São Paulo.

Os aeronautas pedem 8% de reajuste nas cláusulas econômicas, com correção da inflação e mais 2,2%, a título da produtividade. O mesmo número de tripulantes em 2013 está produzindo muito mais do que os tripulantes produziam no passado, destacou.

A categoria pede ainda avanços sociais, como aumento de folgas e a possibilidade de o tripulante se locomover em aeronaves de outras empresas, uma prática do mercado de aviação de todo o planeta que, no Brasil, por problema de gestão das empresas, nós não temos possibilidade.