Divulgação UFPR – Professora Michele Rigon Spier

Três invenções da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão com ofertas abertas à transferência de tecnologia. Publicadas na última terça-feira (5) pela Agência de Inovação, as oportunidades buscam atrair empresas em parcerias de PD&I. O objetivo é incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico do país e fazer com que o conhecimento produzido na universidade seja disponibilizado à sociedade.

Um repelente, um programa de computador e um composto biodegradável estão entre as invenções listadas pela Agência. Os trabalhos foram formulados por pesquisadores e professores de diferentes setores e áreas do conhecimento.

Repelente de Artrópodes

Sob coordenação do professor doutor Francisco de Assis Marques, do Laboratório de Ecologia Química e Síntese de Produtos Naturais (LECOSIN) – Departamento de Química do Setor de Ciências Exatas da UFPR, a invenção descreve a obtenção de repelente de artrópodes de alta eficiência a partir da transformação química de uma substância empregada pelos mosquitos como atraente, o ácido lático, bem como de lactatos, no caso o (S)-lactato de etila. “Esse repelente se constitui no primeiro desenvolvido a nível mundial, a partir de uma substância que, originalmente, atua como atraente”, diz coordenador.

Segundo o pesquisador, embora necessite de alguns testes de toxicidade dérmica e ocular, a nova molécula com ação repelente apresenta baixa toxicidade.

As empresas interessadas no desenvolvimento desta tecnologia tem até o dia 20 de maio para submeter propostas. Mais informações aqui.

Programa de Computador – UFPRWagonRecognition

Desenvolvido pelo professor David Menotti Gomes, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná, vinculado ao Setor de Ciências Exatas, em conjunto com o alunos Rayson dos Santos, doutorando do Departamento de Informática e Alessander Boslooper, aluno de especialização do Departamento de Engenharia Química, o programa de computador “UFPRWagonRecognition” é um sistema robusto e eficiente baseado em visão computacional e deep learning para contagem e identificação automática de vagões ferroviários.

O sistema pretende suprir a demanda do setor ferroviário, que precisa fazer a contagem e identificação de vagões durante a passagem de um trem por um ponto de controle, como uma estação ferroviária ou depósito, por exemplo.

Para esta oferta tecnológica, as empresas interessadas podem enviar propostas até o dia 21 de maio. Saiba mais aqui.

Composto Biodegradável de Matrizes Poliméricas

Pesquisadores do Laboratório de Engenharia Bioquímica e de Biotecnologia (Lengebio), sob coordenação da professora Michele Rigon Spier,  do Departamento de Engenharia Química da UFPR (Setor de Tecnologia), desenvolveram o “Composto Biodegradável de Matrizes Poliméricas”, plástico biodegradável capaz de se decompor em apenas cinco meses.

O edital e as informações da invenção podem ser conferidas aqui. As empresas interessadas no desenvolvimento desta embalagem devem devem submeter propostas até o dia 25 de maio. 

Todas as oportunidades podem ser consultadas neste link.