Lucila Guimarães/SMCS

Presença indispensável para a organização do tráfego durante eventos como passeios ciclísticos, corridas de rua, manifestações populares e atendimento a acidentes, parte dos agentes de trânsito que usam motocicletas para o trabalho estão passando por nova capacitação. O objetivo é exercitar as habilidades no tráfego necessárias ao grupo, que de 2017 até agora atendeu 98 eventos, além de acidentes e sinalização de cruzamentos.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran), Claudionor Agibert, a atualização atende a uma demanda dos agentes. “Este é um curso preparatório para a próxima etapa, que ocorrerá no segundo semestre, com o intuito de aprimorar o agente de trânsito em diversas habilidades para o desempenho das atividades”, afirmou Agibert.

Divididos em três turmas, 18 dos 36 agentes que pilotam motos têm aulas sobre legislação de trânsito e técnicas de pilotagem. A parte teórica acontece na Setran, enquanto a prática ocorre no estacionamento do estádio do Paraná Clube, no bairro Rebouças, onde uma pista foi montada para treinar os motociclistas.

É lá que o agente Joilson Dicarli Souza, com 20 anos de carreira na Setran, prepara os colegas para trafegarem sozinhos ou em grupos de motociclistas. “A meta é que eles estejam cada vez mais atentos aos riscos de colisão que podem ocorrer motivados por motoristas desatentos, que freiam bruscamente ou fecham as motos, ou pelo próprio piso molhado. Por isso insistimos na importância do treino das manobras e da sinalização usada por eles nos deslocamentos”, explicou.