AENPr/arquivo – Novas tarifas autorizadas têm redução média de 11

O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou, na última terça-feira (01), adequação de sua Resolução n°018, deixando explícita a vigência da redução do preço do gás canalizado, a partir de 1° de agosto. A deliberação assegurou o repasse aos consumidores da redução do custo do combustível, atendendo proposta apresentada pela Companhia Paranaense de Gás (Compagás). As novas tarifas autorizadas têm redução média de 11,41% no Gás Natural distribuído para indústria e redução de 13,29% para Gás Natural Veicular (GNV).

As tarifas variam entre os segmentos e volume consumido e estão detalhadas na Resolução publicada em Diário Oficial do Estado do Paraná no dia 19 de agosto de 2020 para aplicação no período de 1º de agosto de 2020 a 31 de janeiro de 2021. O setor industrial é o destino de 85% do volume distribuído pela Compagás. No mercado urbano, a redução média é de 8,32% para o comércio e de 7,15% para o residencial.

Além do reajuste aprovado, as tarifas terão redução média de 2,2%, em razão de uma decisão judicial obtida pela companhia que desobriga o recolhimento de PIS e COFINS sobre o ICMS que incide na tarifa de gás natural. Todos os setores são beneficiados pela medida.