AEN

O décimo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mostra que os pontos para banho no Estado favoráveis para banho. Dos 49 locais monitorados semanalmente, apenas a Ponta da Pita, em Antonina continua impróprio. No Interior, todos os locais analisados estão próprios.

Dos 49 pontos monitorados no Litoral, 13 estão em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

O boletim também indica dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. No boletim eles estão destacados em letras maiúsculas.

INTERIOR

Todos os 17 pontos de praias artificiais e represas na Costa Oeste e Norte do Paraná estão próprios para banho. A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO

O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário.

A sinalização indica a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha informa que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.
DIVULGAÇÃO – Ao todo serão 11 boletins, sempre divulgados às sextas-feiras. Eles podem acessados pela população nos sites do IAP e da Operação Verão.