O Botafogo cumpriu mais um trâmite no processo para regularizar o japonês Keisuke Honda. O nome do jogador entrou nesta segunda-feira no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). O próximo passo é inscrevê-lo na CBF.

Para isso, o clube precisa acertar uma última pendência, que está relacionada ao Certificado de Transferência Internacional. Honda estava atuando pelo Vitesse, da Holanda, até o final do ano passado e o documento precisa ser enviado pela Real Associação de Futebol da Holanda.

O processo deve ser finalizado nesta semana, mas Honda ainda não tem escalação confirmada no clássico com o Flamengo. O técnico Paulo Autuori afirmou que existe diversos fatores que precisam ser levados em consideração antes de tomar uma decisão sobre escalar o japonês no jogo de sábado, pela Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.

A diretoria quer colocar o jogador em campo na partida contra o Bangu, dia 15 de março, no Engenhão. Além da estreia ser diante da torcida, o jogo terá transmissão pela TV Globo. O clássico com o Flamengo, assim como todos os compromissos do time rubro-negro na Taça Rio, não estão sendo transmitidos.

“Na gestão de um clube, quando você toma ações isoladas, elas têm impacto nas outras áreas. É o caminho que estamos fazendo. O conselho gestor está focado em fazer um time forte e também pensando no futuro do clube. Estou muito satisfeito, porque o presidente e o conselho gestor estão atentos”, afirmou Autuori.

“Vamos ver com calma. É um jogo interessante (contra o Flamengo), mas não é nada de extraordinário. Temos de pensar no Honda para agregar qualidade na campanha do Botafogo no ano”, completou o treinador.