RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Alberto Valentim não é mais técnico do Botafogo. Ele comunicou ao gerente de futebol Anderson Barros que não seguirá no cargo depois de aceitar uma proposta de um clube árabe, cujo nome ainda é mantido em sigilo.

A passagem de Valentim por General Severiano durou pouco mais de quatro meses. Ele foi escolhido para substituir Felipe Conceição ainda em fevereiro e conseguiu levar o Botafogo ao título carioca depois da eliminação na Copa do Brasil para a Aparecidense.

Com a chegada do Brasileiro, o treinador oscilou e chegou a estar na mira de alguns dirigentes do Botafogo, que entendiam que o trabalho havia regredido. Os dois últimos jogos, diante de Bahia e Atlético-PR, inclusive, chegaram a a ser decisivos para o treinador. Com o bom desempenho, teve mais tranquilidade e foi mantido.

Valentim deixa o Botafogo com 11 vitórias, sete empates e sete derrotas. No Campeonato Brasileiro, o time soma 17 pontos e está em nono lugar.

O técnico despontou no cenário nacional após comandar o Palmeiras em alguns momentos de forma interina. A aposta do Botafogo chegou a surpreender o mercado. Agora, Valentim seguirá a carreira com o objetivo de se consolidar de vez.

NOVO TÉCNICO

O Botafogo se apressa para buscar um novo treinador. Zé Ricardo, que deixou o comando do Vasco há duas semanas e também já trabalhou no Flamengo, é o nome preferido para o lugar de Valentim.

As conversas já tiveram início, mas ainda não há um acordo. O treinador fez um pedido salarial, e o Botafogo estaria disposto a pagar um pouco menos. Os vencimentos de Alberto Valentim eram de R$ 80 mil, e o clube sabe que terá que pagar mais que isso para contar com Zé Ricardo.

Zé pediu demissão do Vasco e justificou a saída com falta de reforços e clima político conturbado. Nos últimos dias, foi procurado pelo Fluminense e utilizou os mesmos argumentos para recusar o Tricolor.

Ao ser procurado agora pelo Botafogo, a postura foi diferente. Dois fatores são muito importantes. O clima político é totalmente diferente dos rivais. Portanto, haveria tranquilidade para trabalhar. Além disso, o treinador é muito grato a Anderson Barros, que levou o profissional para o Vasco em 2017.