JULIA ALVES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cantor espanhol Alejandro Sanz foi nomeado a personalidade do ano pela Academia Latina da Gravação, a organização por trás do Grammy latino.

“Me sinto abraçado pela indústria e pelos companheiros que estão me homenageando” disse à reportagem.

Ganhador de 18 Grammy Latinos e três Grammy, Sanz será celebrado pela trajetória musical e pelas contribuições filantrópicas em uma cerimônia nesta quarta (15), um dia antes do Grammy Latino.

À reportagem, o cantor diz que sente falta da energia do Brasil, apesar de não ter planos de voltar ao país. “Muitos anos atrás, este lugar me deu a oportunidade de crescer na música”, conta.

Ele ainda diz que busca parcerias com músicos brasileiros para seu próximo disco, que deve sair no fim de 2018.

Aos 48 anos, o espanhol não se considera um galã, mas “uma pessoa romântica, que produz canções que saem do coração, para o coração de outros”.

Há 26 anos, Sanz lançava seu primeiro álbum de estúdio, “Viviendo Deprisa”. Na época, ele se apresentava nas ruas da Espanha. “Desde então tudo tem sido uma loucura, trabalho sem parar”, diz.

O sucesso veio com o hit “Corazón Partío”, lançado em 1997 no álbum “Más”. A canção permaneceu por semanas no topo das paradas latino-americanas e espanholas.

Com uma fortuna estimada em milhões, o cantor diz não se preocupar com dinheiro. “Procuro focar na essência das canções. Meu trabalho é sobre o piano ou o violão, não sobre o dinheiro”, ele explica.

Sanz afirma ainda não se sentir pressionado para criar hits ou se manter nas paradas musicais.

“A pressão que sinto é a de fazer música.” O Grammy Latino acontece nesta quinta-feira (16) e será exibido ao vivo a partir das 20h pelo site da premiação: latingrammy.com/pt.