Reprodução

Um caso registrado numa escola de Paris, na França, tem repercutido nas redes sociais. Um aluno de 16 anos foi filmado apontando um simulacro de arma de fogo para a cabeça de uma professora. Segundo informações da imprensa francesa, o adolescente ordenava para que a profissional lhe desse presença no diário de classe.

O episódio ocorreu na última quinta-feira (18 de outubro) e o estudante teve de se apresentar numa delegacia da comuna de Crétiil no dia seguinte, acompanhado de seu pai. Ele responderá por violência agravada e será julgado por um tribunal juvenil.

Ao denunciar o caso, a professora comentou que havia dado falta ao jovem por ele não ter chegado no horário para a aula. Ao ver a arma, pensou que fosse verdadeira. Num vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ouvir outros alunos rindo enquanto a arma falsa é apontada para o rosto da professora.

Depois de o caso começar a repercutir, o governo francês anunciou a criação de um "plano de ação" para combater a violência nas escolas, principalmente contra professores. Os ministros da Educação, Jean-Michel Blanquer, e do Interior, Christophe Castaner, condenaram as ameaças e insultos sofridos pela professora e asseguraram que as sanções disciplinares ao jovem infrator "serão muito firmes".