Além de oferecer uma alimentação variada e de qualidade com verduras, frutas, arroz, feijão, entre outros itens, a alimentação escolar ofertada em Pinhais também tem a preocupação em atender aqueles alunos que convivem com algum tipo de problema ligado a alimentação. É comum casos de crianças que têm alguma doença crônica, como diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose.

Segundo a nutricionista Adriana Shlafner, da equipe de Gerência de Alimentação e Nutrição Escolar, da Secretaria Municipal da Educação, o município trabalha obedecendo a legislação nacional que trata do programa de alimentação escolar. Ela relata que a questão é tratada com atenção, por isso no início do ano letivo as unidades fazem um levantamento dos alunos que tem restrição alimentar.

“O levantamento é feito e encaminhado pela unidade para a secretaria. Além da informação, é necessário encaminhar o laudo médico e os dados do aluno, como: nome completo, data de nascimento e turma que está estudando” explica.

Atualmente, Pinhais têm 43 unidades de ensino e há aproximadamente 110 alunos que apresentam restrição alimentar. A nutricionista Adriana Rosa Belloy diz que há casos na maioria das unidades e relata aqueles que são mais comuns. “A maior parte dos casos de transtornos alimentares que temos é, em primeiro lugar, intolerância a lactose, seguido de alergia a proteína do leite, diabetes, doenças celíaca, além de outras situações específicas” detalhou. Cada um recebe atenção especial na hora da merenda.