Divulgação – Sobre projetos e pesquisas ambientais

O Museu Paranaense promove amanhã, às 19h, a mesa-redonda “Narrativas transversais: diálogos entre ambientalismo, cinema e geografia”, que vai abordar aspectos referentes à vida e à contribuição científica do geólogo e ambientalista Reinhard Maack. Participam o pesquisador Henrique Paulo Schmidlin, conhecido como Vitamina, o artista interdisciplinar Rayman Virmond e a arqueóloga do Paranaense, Claudia Inês Parellada, que fará a mediação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link bit.ly/narrativas_transversais até 9 de setembro.

Além do trabalho de Maack, serão apresentados também a pesquisa e o processo criativo de projetos que envolvem geografia, cinema e paisagem, realizados por Virmond, com exibição do curta documental/experimental sobre a Serra do Mar chamado ‘Topofilia’.
Pesquisadores

Considerado uma referência na questão ambiental em Curitiba, Henrique Paulo Schmidlin, o Vitamina, é montanhista desde a adolescência e apaixonado pelo Paraná. Foi o primeiro a documentar a escalada de algumas montanhas e pioneiro em desenvolver trilhas e mapas de acesso. Criou novos modelos de materiais e equipamentos para o uso em alta montanha. Atuou como advogado na área jurídica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, ITC, Surehma e por cerca de 15 anos foi curador do Patrimônio Natural do Paraná. Possui o título de Cidadão Benemérito do Paraná.
Rayman Virmond trabalha como filmmaker e artista interdisciplinar, realizando documentários, projetos fotográficos, vídeos experimentais e videoclipes. Sua pesquisa relaciona cinema e paisagem, utilizando como base a geografia, as ciências sociais e os estudos fílmicos. É mestrando em Cinema pela Universidade de Beira Interior, Covilhã, Portugal, e formado em Geografia pela UFPR.

Arqueóloga com doutorado na USP (2006), mestre em Antropologia Social pela UFPR (1997) e geóloga pela UFPR (1987), Claudia Inês Parellada atua no Museu Paranaense desde 1984, sendo a pesquisadora responsável pelo Departamento de Arqueologia do museu desde 1990.

Serviço
Narrativas transversais: diálogos entre ambientalismo, cinema e geografia
Mesa-redonda com Vitamina, Rayman Virmond e Claudia Inês Parellada
Quando: Dia 10 de setembro de 2019, 19h
Inscrições gratuitas até 9/9: bit.ly/narrativas_transversais
Onde: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba/PR
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.
(41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br
Crédito imagem: RAYMAN VIRMOND: Topofilia, 2017 (frame). 06’43”, preto e branco.