Pedro Vieira

Leo Fressato, show de humor e circense e oficina sobre a memória da cidade estão entre as opções

Curitiba está de aniversário e para comemorar a data o Curitiba de Graça lança uma nova coluna: a “Articulista do Mês”, que traz alguém de renome para tratar de temas variados relacionados à cultura. A estreia é com a feminista e escritora Bebete do Amaral Gurgel, que aborda o machismo na eliminação da atriz Carla Diaz, no BBB21.

Para ler, acesse: https://curitibadegraca.com.br/articulista-do-mes-carla-diaz-foi-eliminada-pelo-mesmo-machismo-que-sofreu-dentro-da-casa/.

E para celebrar os 328 anos de Curitiba, uma série de atividades culturais começam a ser exibidas em plataformas on-line.

Confira e faça a sua escolha.

Boa leitura!


Parabéns a você

Crédito: Divulgação


Legenda: Público poderá assistir aos vídeos de apresentações do “Auto de Fundação de Curitiba”, que aconteceram em 2019.

A prefeitura de Curitiba irá apresentar nove atrações culturais por meio de redes sociais, já que os espaços culturais estão fechados por causa do agravamento da pandemia. Serão oferecidas duas exposições, uma encenação teatral didática de cunho histórico e seis concertos de música erudita e popular.

Veja a programação, aqui: https://curitibadegraca.com.br/programacao-cultural-on-line-comemora-o-aniversario-de-curitiba/


Bienal de Curitiba

Crédito: Henrique Thoms

Legenda: Bienal On-line terá conteúdos sobre artes visuais, design, arquitetura, cinema e literatura.

Inicia hoje (29) a 14ª Bienal de Curitiba. O evento conta com exposições, palestras, lives e entrevistas, todas on-line, sobre arquitetura, cinema e literatura.

O evento abre nesta segunda, às 19h30, com a palestra: “O museu foi para a internet. E agora?”, que discutirá as dificuldades, transformações e maneiras de experimentar a arte contemporânea em plataformas on-line, entre outros assuntos. A conversa terá chat aberto para perguntas, comentários e participação do público, e acontecerá pelo Instagram @bienaldecuritiba.

A programação é ampla e os eventos variados e diversificados ocorrerão até o dia 31 de dezembro. Para acessar, basta entrar em: www.bienaldecuritiba.com.br.


Mostra Literatura

Créditos: Renato Parada/Stay Flow/Divulgação/Guilherme Pupo

Legenda: Giovana Madalosso, Liah Vitória, MC Serginho Smith e Rogério Pereira são alguns dos participantes da mostra.

Giovana Madalosso, Mel Duarte, Otávio Linhares, Rogério Pereira e Ricardo Pozzo são alguns dos nomes que integram a edição 2021 da Mostra Literatura Paraná, evento que reúne o melhor da produção literária paranaense, com oficinas, roda de leitura, música, bate-papos e ações culturais englobando todo tipo de arte.

A mostra vai até 23 de abril e reúne escritores, professores e artistas diversos, inclusive mirins, como Serginho Smith e Liah Vitória, com 13 e 8 anos, e também Nega Di, uma poeta com deficiência auditiva.

Sob o comando do produtor cultural Kenni Rogers, a Mostra Literatura Paraná nasceu com o objetivo de formar leitores por meio da promoção e da valorização da literatura regional, as ações anteriores aconteceram em espaços culturais, escolas e sobretudo na rua, promovendo uma interação entre a literatura e as pessoas, numa conexão com o ambiente urbano. Mas, com as restrições impostas pela pandemia da covid-19, precisou fazer adaptações.

Apesar de todo o conteúdo on-line, a Mostra Paraná Literatura terá eventos off-line, como a pintura de um painel em grafite na Vila das Torres, em Curitiba, no dia 12 de abril, com a contribuição de diversos artistas. As ações on-line terão acessibilidade em todos os conteúdos, com tradução para libras.

Para assistir acesse aqui: https://www.youtube.com/channel/UCwdgrIkMvh6s_F6Sdqi1dbQ


Solidariedade cultural

Crédito: Divulgação


Thais Calderon, Leo Fressato, Maruca Franco e John Salgueiro estão entre as atrações.

Desta segunda (29) até o dia 1º de abril, o “Movimento Cultural Solidário”, criado no início da pandemia para ajudar e dar visibilidade a artistas do Paraná, terá diversas opções para o público, com shows musicais, circenses, contação de história, comédia e teatro. Todas as apresentações acontecem direto da casa dos artistas com transmissão por meio de suas redes sociais.

Pra começar a semana rindo um pouco, pois todos precisamos de uma pausa para relaxar, terá o espetáculo “Coach dos Famosos”, com Fer Fuchs e Juliane Trindade, nos perfis do Instagram @julianetrindadeverdademusical @ferfuchs a partir das 20h. Logo em seguida, é vez de remexer um pouco o corpo com “Vem para a aula de Stiletto, dançando no Salto Alto com Cleiton Demian”, que será transmitida no: https://www.instagram.com/cleiton_demian/?hl=pt-br

Durante a semana ainda haverá contação de história da lenda da Gralha Azul, Leo Fressato e muito mais. Confira a programação completa aqui: https://curitibadegraca.com.br/movimento-cultural-solidario-programacao-tem-musica-contacao-de-historias-teatro-e-circo/


Memória da Cidade

Crédito: Divulgação

Legenda: Será abordada a trajetória da cidade, desde a fundação da Vila Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais até a modernidade.

 

Para relembrar um pouco da história da capital paranaense, o Sesc Paço da Liberdade oferecerá uma edição especial da oficina “Memórias da Cidade”.

A aula é gratuita e acontecerá por meio da plataforma Microsoft Teams, nesta segunda, das 16h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo www.sescpr.com.br.

Na oficina será abordada a trajetória da capital: desde a fundação da Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, passando pela oficialização da cidade e constituição da urbanização moderna. Mais informações pelo telefone (41) 3234-4200 ou pelo e-mail [email protected].


Poesia alemã

Crédito: Kristiane Rothstein

Uljana Wolf é uma das autoras que são declamadas no podcast.

 

As unidades do Goethe-Institut Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro lançaram em parceria o podcast “Minuto Poesia”, com convidados especiais que fazem leituras de poemas de autores e autoras alemães – tanto no idioma alemão quanto em português brasileiro.

O podcast está disponível gratuitamente no Google Podcast, Apple Podcast ou Spotify e também pelo link anchor.fm/minutopoesia. As leituras são publicadas sempre às terças e sextas, a partir das 20h.

Entre os autores já apresentados nos episódios estão poemas de Andreas Gryphius, Peter Handke, Ingeborg Bachmann, Uljana Wolf, Friedrich Nietzsche, entre outros, recitados pelos convidados Marcelo Backes, Tarso de Melho, Elaine Truiz, Marcelo Lotufo, Claudia Alves, Ronald Augusto, Danielle Chagas, Cesare Rodrigues, Almerinda Stenzel, Fernanda Bastos, Bruno Mancuso, Monica Carvalho, Camila Assad, Estela Rosa, Daniel Francoy, Leonardo Marona, Gisele Eberspäncher e Andre Vallias.

Quer mais opções culturais para deixar este momento mais leve? Acesse: www.curitibadegraca.com.br .