Ansiedade não é característica
de personalidade
Direto ao ponto. Ansiedade não é você, mas aquilo que você percebe ou adota como seu. Caso se identifique pelo seu modo (nada saudável) de vida ou porque recebeu um diagnóstico, eu digo que esse comportamento, tido socialmente como característica de personalidade, não tem glamour algum, assim como qualquer outra disfunção psíquica que costumamos tratar como perfumaria.

Ser ansioso é como querer domar um cavalo selvagem no pátio do condomínio fechado. É estar cansado ao modo escravo egípcio, mas continuar a trabalhar como se fosse operária de uma colmeia e nunca ter a sensação de ser suficiente. Não há basta. Tudo transborda.

Há um sofrimento antecipado por quase tudo. O coração acelera, as mãos suam, a irritabilidade emerge, o imediatismo se instala. Só em ler isso deu vertigem né? Pois essa é uma das principais características da ansiedade, “o tudo para ontem, o online full time, as preocupações em níveis fora do comum”. Isso é fruto da sociedade fast food para o cérebro? Também, mas principalmente nossa falta de presença. Ou seja, o quanto estamos realmente vivendo e percebendo a experiência do agora? Reflita.

Paralisia – De acordo com a coach de consciência Suzana Leal, a ansiedade é uma energia que paralisa sua ações. “Quando você não consegue se conectar com o momento presente e joga todas as expectativas no futuro, você está na ansiedade e assim paralisa toda a ação, o que vai gerando mais do mesmo comportamento” – explicou. Facilitadora de ferramentas de Access Consciousness, que trabalham com energias sutis de forma pragmática e enunciados aclareadores (espécie de mantras com palavras que funcionam como uma limpeza energética da forma de neurolinguística), Suzana diz que não existe ansiedade boa, como nos exemplos quando expressamos “estou ansiosa pela visita de alguém, com encontro com tal pessoa”. Para ela, estamos felizes e substituímos isso por autodenominação de ansiedade. “Falamos que estamos ansiosos mais por hábito do que por consciência. Substitua, estou feliz, estou receptivo, fica mais leve e as coisa fluem”, orienta a coach.

Dicas – Eu já fui diagnosticada com ansiedade há 13 anos. Mas tive a sorte de um médico que me disse: “mude a perspectiva e seu modo de vida”. Eu sofria demais por antecipação e exagerava em chocolates e cigarros. Passei a fazer yoga, porque respirar é tudo. Hoje também inseri meditação e Barras de Access, porém, isso não me livrou de sentir dia desses ser tomada pela ansiedade. Mas então eu me perguntei e percebi se era minha. No entanto, não custa dar algumas dicas de apenas uma pessoa que é solidária com outra que pode viver com o coração na boca.

1. Respire. Três inspirações. Dez segundos para inspirar, 10 para expirar

2. Ande, nem que seja para pegar um copo de água, abrir uma janela

3. Tire o ponto de tensão. Pensar na mesma coisa fica obsessivo e paranoico

4. Confie em você e se não se sentir seguro, veja o que pode melhorar, só isso

5. Uma coisa de cada vez. Não deu AGORA, próximo!

Você pode saber mais sobre as terapias de Access Consciousness no site

https://www.suzanalealcoach.com.br