Santos e Palmeiras fizeram um bom clássico na tarde deste sábado, mas não saíram do 0 a 0 no Pacaembu, pelo Paulistão. A atuação alvinegra no empate alivia a pressão sobre o técnico Jesualdo Ferreira, que vem tendo o trabalho questionado por torcedores e dirigentes. Já o Palmeiras chegou ao quarto jogo de invencibilidade e teve a estreia do atacante Rony, principal reforço para a temporada.

O Santos segue em situação confortável na liderança do Grupo A do Paulistão, com 12 pontos, contra nove do vice-líder Água Santa. No Grupo B, o Palmeiras está a dois pontos do Santo André (19 a 17), que tem a melhor campanha do campeonato. Os times agora voltam as atenções para a estreia na Copa Libertadores. E ambos viajam à Argentina. O time alvinegro enfrenta o Defensa y Justicia na terça-feira, enquanto a equipe alviverde joga contra o Tigre na quarta.

No clássico deste sábado, o primeiro tempo foi bastante movimentado. O Santos dominou as ações e criou principalmente pelo lado esquerdo do seu ataque. O Palmeiras não tinha seus dois laterais-direitos, Marcos Rocha e Mayke, e o volante Gabriel Menino teve de ser improvisado novamente. O jovem de 19 anos sofreu com as investidas de Pituca, Felipe Jonatan e Yuri Alberto. A equipe alviverde só levou perigo em um contra-ataque que Zé Rafael preferiu chutar em vez de tocar para qualquer companheiro que estava livre.

Os times voltaram para o segundo tempo com duas substituições cada. E o jogo que já estava movimentado ficou ainda mais aberto. Com o estreante Rony e o jovem Gabriel Veron, o Palmeiras passou a atacar com mais velocidade. Rony, inclusive, recebeu e a bola bateu no braço de Pará. O juiz iria marcar pênalti, mas o assistente sinalizou impedimento erradamente.

O ritmo intenso continuou com o passar do tempo. O Santos ficava com a bola, mas tinha dificuldades para infiltrar na defesa adversária. O Palmeiras se manteve bem postado e tentava surpreender nos contra-ataque. Rony não parou de correr um minuto sequer pelo lado esquerdo e fez uma boa estreia. Ele teve até um gol anulado corretamente, porque estava em impedimento.

Nos minutos finais, o cansaço dos jogadores deixou a partida elétrica. Não havia mais meio de campo, apenas ataque para ambos os lados. No entanto, os zagueiros e goleiros levaram a melhor. Apesar da falta de gols, o Pacaembu recebeu um bom clássico nesta tarde de sábado.

O Santos não vence há três jogos, com dois empates e uma derrota, mas a atuação no Pacaembu serve de alento para a estreia na Libertadores. O Palmeiras, com três vitórias e um empate, vai embalado para o seu primeiro jogo no torneio sul-americano.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 0 x 0 PALMEIRAS

SANTOS – Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Luiz Felipe); Alison (Jobson), Diego Pituca (Arthur Gomes) e Carlos Sánchez; Soteldo, Yuri Alberto e Eduardo Sasha. Técnico: Jesualdo Ferreira.

PALMEIRAS – Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Viña (Diogo Barbosa); Bruno Henrique, Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Veron); Dudu, Willian e Luiz Adriano (Rony). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CARTÕES AMARELOS – Felipe Jonatan, Lucas Veríssimo; Felipe Melo, Luxemburgo (técnico).

ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza.

RENDA – R$ 752,580,00.

PÚBLICO – 18.662 pagantes.

LOCAL – Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).