Divulgação

Aves brasileiras e em risco de extinção são tema da exposição “BIRds”, que abre em 17 de novembro no Armazém Valle Porto, bar gastronômico do Hotel Pousada Camboa, em Antonina, no Litoral do Paraná. Composta por 22 obras assinadas pela conservacionista, artista e curadora Birgitte Tümmler, a mostra conta com seis pinturas em acrílico e 16 desenhos executados em esferográfica de aves, em sua maioria, brasileiras, muitas em risco de extinção. São beija-flores, sairas, harpia, araras, papagaios, entre outros. A gastronomia da noite, que começa às 19 horas, é assinada pela chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro, em Curitiba, e terá também a presença da Kombi da cerveja Volante Birra Mobile.

Um show musical de Leticia Grockotzki e Marcelo Torrone está marcado para às 21 horas. Os artistas tocarão em duo e solo com tendências Yann Tiersen, minimalismo e chanson française instrumental, além de obras autorais. Durante o evento, será exibido um vídeo elaborado por Ricardo Borges, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, que dá detalhes sobre o trabalho na reserva da Mata Atlântica.

No menu, pratos típicos da gastronomia local como ostras e ceviche ganham destaque. As ostras são nativas, frescas e depuradas, provenientes do projeto Ilha Rasa da AMAIR, associação criada com o objetivo de incentivar o trabalho consciente da maricultura, e assim incrementar a renda dos pescadores e contribuir para o cuidado do meio ambiente na Ilha Rasa, localizada na Baía de Guaraqueçaba. O ceviche será preparado com peixe de Antonina, e todo o cardápio será executados pela chef Vania e staff da cozinha do Armazém Valle Porto.

Na ocasião, será sorteada uma visita com degustação na Cervejaria Porto de Cima. Aos visitantes da exposição, a Pousada Graciosa em Morretes oferece desconto na diária por meio de voucher recebido no vernissage. A reserva deve ser feita com antecedência. E para quem quer estender a visita, o Hotel Pousada Camboa oferece no domingo, 18, um passeio especial na natureza em caiaque pela baía de Antonina aos visitantes da exposição (vagas limitadas, saída às 10h30).

O evento tem apoio do Hotel Camboa, Quintana Gastronomia, Volante Birra Mobile, Pousada Graciosa e Cervejaria Porto de Cima. A exposição segue em cartaz até janeiro de 2019.

[node:galeria id=597530]

Serviço: Vernissage “BIRds”, por Birgitte Tümmler. Sábado, 17 de novembro, às 19 horas.
Armazém Valle Porto, bar gastronômico do Hotel Pousada Camboa – R. Valê Pôrto, 208 – Centro, Antonina/PR.
Informações: (41) 3432-3267.
Pousada Graciosa – Estrada da Graciosa, km 8 – Porto de Cima, Morretes/PR. Tel.: (41) 3462-1807.