O aplicativo Saúde Já vai auxiliar os pais dos estudantes da cidade na hora da matrícula escolar. A partir da carteira de vacinação virtual, disponível no aplicativo, é possível imprimir a Declaração de Vacinação.

O documento é obrigatório para matrícula e rematrícula na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou no Médio nas escolas públicas e privadas paranaenses, obedecendo a lei estadual 19.534/2018. A declaração mostra se crianças ou adolescentes estão com o esquema vacinal em dia.

Em Curitiba, a Declaração de Vacinação pode ser obtida de duas formas: 
1) Levando a carteira de vacinação até a Unidade de Saúde e, não havendo vacinas em atraso, a declaração será impressa pelos profissionais do posto. Caso seja necessário, o estudante poderá ser vacinado para completar o quadro vacinal.

2) Estudantes com cadastro no Aplicativo Saúde Já (com cadastro próprio ou como dependentes de outro usuário) e esquema vacinal em dia, poderão gerar a declaração no próprio aplicativo em arquivo para ser impresso (confira abaixo o passo a passo).

A carteira vacinal ficou disponível no Aplicativo Saúde Já em abril, como mais uma facilidade ofertada ao serviço que agenda atendimentos com a enfermagem e com a odontologia nos postos de saúde.

“A intenção é melhorar o dia a dia dos curitibanos por meio da tecnologia e da inovação”, destaca a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Cristina Allegretti.

PASSO A PASSO
Como emitir a Declaração de Vacinação a partir do Aplicativo Saúde Já

1) Após fazer o login no Aplicativo Saúde Já, selecione qual usuário precisa da Declaração (pode ser o titular ou um dos dependentes cadastrados).
2) Acesse a opção “Carteira de Vacinação”.
3) Confira no campo “Em Atraso” se não falta nenhuma vacina para ser atualizada no esquema vacinal. Caso sim, é preciso ir até uma Unidade de Saúde para completar a carteira.
4) Caso todas as vacinas estejam em dia, no canto direito da tela, clique nos pontinhos para abrir a opção “Carteira de Vacina”.
5) O sistema vai gerar uma versão que pode ser impressa da Carteira e Declaração de Vacinação. Ao final do documento, consta a declaração de que o portador está em conformidade com a indicação de esquema vacinal preconizada para sua faixa etária.
6) O documento pode ser compartilhado para um meio digiral (email, drive, bluetooth, em que possa ser impresso posteriormente).

Instalação

O aplicativo Saúde Já pode ser instalado em smartphones ou tablets – tanto nas plataformas Android ou iOS gratuitamente – basta baixá-lo na App Store (aparelhos com sistema iOS) ou na Play Store (aparelhos com sistema Android). O acesso também pode ser feito via internet, na página saudeja.curitiba.pr.gov.br.

App Premiado

Em setembro, o aplicativo Saúde Já, venceu o Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional do México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes. O app da Prefeitura concorreu na categoria Transformação Digital e conquistou o primeiro lugar entre mais de 70 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

O app Saúde já faz parte do Vale do Pinhão, estratégia do município de fomentar cada vez mais o ambiente da inovação da cidade.

Lançado em 2017, o aplicativo Saúde Já agenda atendimentos na unidade de saúde com enfermagem e odontologia. Também armazena a carteira de vacinação virtual, com informações sobre as próximas doses, vacinas em atraso e aplicadas.

Outra inovação é a confirmação para consultas especializadas e exames, após o atendimento e encaminhamento realizado na Unidade de Saúde.