Franklin Freitas

Apoiadores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acompanham a apuração dos votos em frente ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, onde trabalha o juiz federal Sérgio Moro, responsável por processos da Operação Lava Jato em Curitiba. Desde às 17 horas, os manifestantes ja se acumulavam na praça em frente ao prédio. Um boneco de ar que satiriza o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi inflado em frente ao prédio. No Centro de Curitiba, um grupo de apoiadores de Bolsonaro também tomou o Calçadão da Rua XV de Novembro, na Boca Maldita. Pelas ruas da cidade, buzinas e fogos de artifício são ouvidos. 

Uma carreata circulou por Curitiba. Puxada por um caminhão de som, a carreata, passou pela Justiça Federal, pelo Centro de Curitiba e pela região da sede da Polícia Federal (PF), no Bairro Santa Cândida, onde está preso o ex-presidente Lula e onde há uma vigília permanente de apoiadores do petista.

A orientação dos organizadores da vigília é para que a militância em Curitiba que apoia o candidato à presidência do PT, Fernando Haddad, se concentrasse para acompanhar a apuração em outros espaços da cidade, especialmente no diretório estadual do PT, na Alameda Princesa Izabel, no bairro São Francisco, e em um dos comitês do partido, chamado "Casa da Resistência", na Rua Paula Gomes, no centro.

Alguns militantes acabaram indo mesmo assim para a vigília, que encerra atividades com a saudação noturna diária ao ex-presidente. A intenção é evitar confrontos com adversários políticos. O policiamento em volta do prédio da PF foi reforçado e as ruas que dão acesso ao terreno onde fica a vigília foram bloqueados. Apenas moradores são autorizados a entrar de carro.