A greve dos Correios no Paraná acabou. Nesta sexta-feira (6), funcionários no Paraná decidiram encerrar a paralisação ao aceitar o acordo de reposição salarial proposto pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

O acordo firmado nesta sexta prevê reajuste salarial de 2,07%, referente à inflação entre agosto de 2016 e agosto deste ano. Os Correios terão que fazer o pagamento de forma retroativa. Por outro lado os trabalhadores terão que repor oito dias de expediente e devem ter descontados os dias em que ficaram de braços cruzados. No Paraná, 70% dos funcionários pararam, segundo o sindicato da categoria.

A partir deste sábado (7), os trabalhadores voltam ao expediente. Haverá um mutirão para colocar as entregas em dia.

A greve dos funcionários dos Correios começou em 20 de setembro. Os trabalhadores são contrários a vários itens, como o fechamento de agências, pressão para adesão ao plano de demissão voluntária, ameaça de demissão motivada com alegação da crise, ameaça de privatização, corte de investimentos em todo o país, falta de concurso público, redução no número de funcionários, além de mudanças no plano de saúde e suspensão das férias para todos os trabalhadores.