As quartas de final da Copa do Mundo 2018 encerram nesse sábado (dia 7) e é hora de formar a seleção provisória da competição, após cinco partidas. O site inglês WhoScored, especializado em análise de desempenho, organiza os melhores no esquema tático 4-4-2. 

O WhoScored atribui uma nota de 0 a 10 para cada jogador nas partidas, utilizando também como base mais de 200 tipos de estatísticas (gols, assistências, passes, faltas, dribles e cartões, por exemplo).

Com base nesse critério, a seleção da Copa 2018 do site inglês tem, por enquanto, a seguinte formação:

 

Jogador (seleção)

Posição

Nota média

Schemeichel (Dinamarca)

goleiro

7,7

Mario Fernandes (Rússia)

lateral-direito

7,3

Mina (Colômbia)

zgueiro

8,4

Granqvist (Suécia)

zagueiro

7,5

Marcelo (Brasil)

lateral-esquerdo

7,2

Modric (Croácia)

meia-central

7,9

Rakitic (Croácia)

meia-central

7,8

Trippier (Inglaterra)

meia-direita

8,1

Neymar (Brasil)

meia-esquerda

8,3

Hazard (Bélgica)

atacante

8,6

Kane (Inglaterra)

atacante

8,4

 

A presença de Neymar na seleção do WhoScored pode ser explicada pela posição e pelas estatísticas. Por jogar aberto na esquerda, o jogador foi colocado no meio-campo. Se fosse considerado atacante pelo site inglês, ficaria atrás de Lukaku, Kane e Hazard. 

Além de dois gols e uma assistência na Copa 2018, Neymar é o primeiro lugar da competição em faltas sofridas (5,7 por jogo) e em finalizações (5,3 por jogo). Também é o segundo com mais dribles certos, com 5,7 por jogo, e o quarto colocado em passes para finalizações, com 3,7 por jogo.