Patrick Floriani/FFC – Atacante Pedro Lucas

A vitória do Paraná Clube por 1 a 0 no Orlando Scarpelli, na última sexta-feira, foi o estopim para uma grave crise no Figueirense. Na tarde de sábado, cerca de 40 torcedores identificados com a principal organizada do time derrubaram o portão do estádio e agrediram atletas e membros da comissão técnica que estavam no gramado.

O episódio gerou forte reação dos profissionais. Primeiro, a nutricionista Cintia Carvalho puyblicou um vídeo no Instagram demonstrando toda a indignação com o episódio (confira o vídeo abaixo). Ao menos cinco dos 34 atletas que trabalhavam no local  foram feridos levemente, sendo tratados pelo Departamento Médico do próprio clube, informou o GloboEsporte. E agora já há quem esteja pedindo a rescisão de contrato por causa da confusão.

O atacante Pedro Lucas, que pertence ao Internacional, pediu para ir embora e deve ser liberado nos próximos dias. Na temporada, o jogador de 22 anos disputou 18 pártidas e marcou três gols. O temor é que mais atletas optem seguir pelo mesmo caminho – embora o clube diga que ‘não quer que profissionais descontentes se mantenham no elenco’, até agora ninguém mais se pronunciou nesse sentido.

Polícia investiga invasão e agressões

Em pronunciamento dado na manhã desta segunda-feira ao Bom Dia Santa Catarina, o presidente do Figueira, Norton Boppré, disse que a situação ‘impactou a todos’ e clasfificou a ação de torcedores como “barbaridades”. Segundo ele, os dirigentes que estavam no estádio quando tudo aconteceu também prestaram apoio aos atletas e os acompanharam até o aeroporto no domingo, quando o elenco viajou para CUiabá.

“Já sei que houve uma conversa franca em Cuiabá para tranquilizar a todos e foi possível notar um ambiente mais leve. Foi ratificado ao elenco todo comprometimento para que os fatos, as pessoas envolvidas no episódio serem responsabilizadas”, alegou.

A Polícia Civil de Santa Catarina, inclusive, já instaurou um inquérito para apurar a invasão do estádio. Imagens das câmeras de monitoramento já teriam sido cedidas pelo clube ao delegado Paulo Hakim, responsável pela investigação.

Time está na boca da zona de rebaixamento

O Figueirense é hoje o 16º colocado da Série B, com cinco pontos conquistados em sete rodadas. O primeiro time na zona de rebaixamento é o Cruzeiro, 17º com quatro pontos também em sete jogos, e o lanterna é o Figueirense, 20º com três pontos em oito partidas. CSA (19º com quatro pontos) e Sampaio Corrêa (18º também com quatro), contudo, disputaram apenas seis jogos.