Há mais de dois anos uma criança que está  internada no Hospital de Clínicas, em Curitiba, aguarda por um transplante de intestino. Agora, finalmente, poderá realizar o procedimento. É que a Justiça Federal concedeu na segunda-feira (19) o direito de a pequena ir realizar a cirurgia nos Estados Unidos.

A jovem, paciente do médico Miguel Agulhan, sofre de síndrome do intestino curto, uma doença que afeta a absorção de nutrientes, causando desnutrição, dor abdominal, diarreia, vômito, perda de peso e flatulência, entre outros sintomas.

Desde o início do tratamento, o médico responsável pelo caso defendia a realização do procedimento no exterior – segundo ele, não há experiências no país sobre esse tipo de transplante. Em estado de saúde delicado, a criança precisa do transplante urgentemente.

Como a família não tinha condições de bancar a viagem, Agulhan foi quem fez o pedido para a realização da cirurgia fora do Brasil. Um médico de um instituto de transplantes em Miami se solidarizou com o caso e se comprometeu a fazer o transplante sem cobrar os custos da equipe médica, mas precisaria que os governantes bancassem, ao menos, os custos hospitalares. 

Com a liminar concedida (e que ainda pode ser derrubada se o governo federal recorrer da decisão), a garota terá à disposição 600 mil dólares para custear a viagem, valor suficiente para bancar o transplante e o tratamento.