SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em nota publicada no GloboEsporte.com (que pertence ao grupo Globo) nesta manhã, a TV Globo confirmou a transmissão da partida do São Paulo contra o Talleres (ARG), às 21h30, nesta quarta (6), em Córdoba, pela segunda fase da Libertadores.

O texto diz que o jogo será mostrado ao vivo para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. 

Um assessor do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, confirmou à reportagem que “por enquanto”, houve um acordo.

A emissora estava em impasse com a entidade por causa do contrato de transmissão. Cada parte afirmava ter direito de mostrar seus anunciantes durante o jogo e que isso estava no acordo firmado entre as partes.

“A Globo respeita e cumpre todos os seus contratos -com o mercado publicitário, com os clientes e com os detentores dos conteúdos de quem compramos os direitos, sejam eles exclusivos ou não”, afirma nota enviada pela assessoria de imprensa da Globo, sem confirmar se a partida será transmitida na noite desta terça (5), antes da definição.

A avaliação de assessores do presidente da Conmebol é que a Globo tenta não cumprir o que está escrito por estar acostumada a ter influência sobre os dirigentes do futebol sul-americano. Os cartolas pensam o mesmo a respeito da Fox Sports latino-americana.

Para os dirigentes, um exemplo das mudanças em andamento é a entrada das redes sociais nas transmissões ao vivo. Nesta quinta (7), o confronto entre Deportivo La Guaira (VEN) e Atlético Nacional (COL) será o primeiro de Libertadores a ser transmitido apenas pela internet e não por uma emissora da Globo ou da Fox Sports. 

O jogo será mostrado apenas no Facebook.

Em outubro do ano passado, a Globo fechou a venda de seus pacotes publicitários para o futebol em 2019. Negociou os espaços nas transmissões com Ambev, General Motors, Hypera Pharma, Vivo e Itaú. Cada um pagou R$ 310 milhões, rendendo à emissora R$ 1,86 bilhão.

Em 2009, a emissora teve problema semelhante com a UEFA para a exibição dos jogos da Champions League. A entidade europeia exigia que propaganda da Heineken, patrocinadora oficial da competição fosse exibida. A emissora costurou um acordo para que isso não acontecesse porque um de seus anunciantes era a Ambev.