SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A vigésima edição do Festival do Rio anunciou nesta sexta (19) suas atrações, após rumores de que não iria acontecer em 2018, por falta de verbas. Integram a lista filmes de Lars Von Trier, Gus Van Sant, Jean-Luc Godard e Spike Lee.

O festival acontecerá de 1º a 11 de novembro, e as exibições ocorrerão em cerca de 20 locais diferentes na cidade do Rio de Janeiro. Serão ao todo 200 filmes de cerca de de 60 países diferentes.

O anúncio, no início do mês, de que o novo longa de Steve McQueen, “Viúvas”, com Viola Davis, abriria o festival, pôs um fim aos rumores e confirmou o festival em 2018. 

Uma nova versão de “Imagine”, de John Lennon e Yoko Ono, também faz parte da seleção.

Confira a seleção de atrações:

MOSTRA PANORAMA

– “O mau exemplo de Cameron Post” (The miseducation of Cameron Post), de Desiree Akhavan

– “Colette” (Colette), de Wash Westmoreland

– “A pé ele não vai longe” (Don’t worry, he won’t get far on foot), de Gus Van Sant

– “Sem rastros” (Leave No Trace), de Debra Granik

– “Vida selvagem” (Wildlife) de Paul Dano

– “Fátima”, de João Canijo

– “Bisbee ’17” (Bisbee ’17), de Robert Greene

– “O Termômetro de Galileu”, de Teresa Villaverde

– “Vision”, de Naomi Kawase

– “A Névoa Verde” (The green fog), de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson

– “Estação do diabo” (Season of the devil), de Lav Diaz

– “Grass” (Grass) de Hong Sangsoo

– “Utøya” – 22 de julho (U – July 22), de Erik Poppe

– “Não me toque” (Touch me not) de Adina Pintilie

– “3 Days in Quiberon”, de Emily Atef

– “Imagem e palavra” (The Image Book), de Jean-Luc Godard

– “Asako I & II” (Asako I & II), de Ryûsuke Hamaguchi

– “Conquistar, amar e viver intensamente” (Sorry Angel), de Christophe Honoré

– “Amor até as cinzas” (Ash Is Purest White) de Jia Zhangke

– “Assunto de família” (Shoplifters), de Hirokazu Koreeda

– “Cafarnaum” (Capernaum) de Nadine Labaki

– “Em chamas” (Burning), de Lee Chang-dong

– “Infiltrado na Klan” (BlacKkKlansman), de Spike Lee

– “3 faces” (Three Faces) de Jafar Panahi

– “Guerra Fria” (Cold War) de Pawel Pawlikowski           

– “Verão” (Summer), de Kirill Serebrennikov

– “Dez anos Tailândia” (Ten Years Thailand), de Apichatpong Weerasethakul, Aditya Assarat, Chulayarnnon Siriphol, Wisit Sasanatieng

– “O momento Plutão” (The Pluto Moment), de Ming Zhang

– “A casa que Jack construiu” (The House that Jack Built), de Lars von Trier

– “A prece” (The prayer), de Cédric Kahn

– “Praça pública” (Place Publique), de Agnès Jaoui

– “Amanda” (Amanda), de Mikhaël Hers

– “Memória da dor” (Memoir of War), de Emmanuel Finkiel

– “Maria Callas” – em suas próprias palavras (Maria by Callas), de Tom Volf

– “Raiva” (Rage), de Sérgio Tréfaut

– “A queda do império americano” (The Fall of the American Empire), de Denys Arcand

– “A cada momento” (Each and every moment), de Nicolas Philibert

– “Peterloo”, de Mike Leigh

– “White boy Rick”  (White Boy Rick), de Yann Demange

– “O favorito” (The front runner), de Jason Reitman

– “Se a rua Beale falasse” (If Beale street could talk), de Barry Jenkins

– “Vidas duplas” (Double Lives), de Olivier Assayas

– “No portal da eternidade”  (At eternity’s gate), de Julian Schnabel

– “A quietude” (The Quietude), de Pablo Trapero

– “El Pepe, uma vida suprema” (El Pepe, una vida suprema), de Emir Kusturica

– “Seu rosto” (Your Face), de Tsai Ming-Liang

– “Monrovia, Indiana” (Monrovia, Indiana), de Frederick Wiseman

– “O hotel às margens do rio” (Hotel by the river), de Hong Sangsoo

– “Túmulos sem nome” (Graves Without a Name), de Rithy Panh

– “Nunca deixe de lembrar” (Never Look Away), de Florian Henckel von Donnersmarck

– “A rota selvagem” (Lean on Pete), de Andrew Haigh

– “O ódio que você semeia” (The hate u give), de George Tillman Jr.

– “A vida em si” (Life itself), de Dan Fogelman

– “Vox Lux” (Vox Lux), de Brady Corbet

– “Tyrel” (Tyrel), de  Sebastián Silva

– “A excêntrica família de Gaspard” (Gaspard at the Wedding), de Antony Cordier

– “Eu sou Tempesta” (I am Tempesta), de Daniele Luchetti

– “O Caravaggio roubado” (The Stolen Caravaggio), de Roberto Andò

– “O que você irá fazer quando o mundo estiver em chamas” (What You Gonna Do When the World’s on Fire?) de Roberto Minervini

– “Meu próprio bem” (My own good), de Pippo Mezzapesa

 

 

EXPECTATIVA 2018 

– “Tempo comum” (Ordinary Time), de Susana Nobre

– “Skate Kitchen” (Skate kitchen), de Crystal Moselle

– “Terra firme” (Anchor and hope), de Carlos Marqués-Marcet

– “Culpa” (The guilty), de Gustav Möller

– “O quebra-cabeça Puzzle”, de Marc Turtletaub

– “Um elefante sentado quieto” (An elephant sitting still), de Hu Bo

– “Adam” (Adam), de Maria Solrun

– “Minha filha” (Daughter of mine), de Laura Bispuri

– “Longa jornada” noite adentro (Long day’s journey into night) de Bi Gan

– “Rafiki” (Friends), de Wanuri Kahiu

– “Carmen & Lola” (Carmen and Lola), de Arantxa Echevarria

– “O mundo á seus pés” (The world is yours), de Romain Gavras

– “A nossa espera” (Our struggles), de Guillaume Senez

– “Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar” (Palace II) de Rafael Machado / Co-direção: Gabriel Corrêa e Castro

– “Pedro e Inês, o amor não descansa” (The dead queen) de António Ferreira

– “A árvore” (The tree) de André Gil Mata

– “Shade – entre bruxas e heróis” (The Witch Hunters), de Rasko Miljkovic

– “Querido filho” (Dear Son) de Mohamed Ben Attia

– “Entre tempos” (Ricordi?), de Valerio Mieli

– “Yomeddine” (Yomeddine) de A.B. Shawky

– “A costureira de sonhos”  (Sir) de Rohena Gera

– “A última criança” (Last Child), de Shin Dong-seok

– “Longe da árvore” (Far from the tree) de Rachel Dretzin

– “Girl”, de Lukas Dhont

 

 

PREMIÈRE LATINA

– “Miriam mente” (Miriam Lies), de Natalia Cabral, Oriol Estrada

– “A Rainha do medo” (The queen of fear), de Valeria Bertuccelli, Fabiana Tiscornia

– “A cama” (The bed), de Mónica Lairana

– “Cinzas” (Cenizas), de Juan Sebastian Jacome

– “Virus Tropical” (Virus tropical), de Santiago Caicedo

– “O dia que resistia” (The endless day), de Alessia Chiesa

– “El motoarrebatador” (The snatch thief), de Agustín Toscano

– “Pássaros de verão” (Birds of Passage), de Ciro Guerra, Cristina Gallego

– “Minha obra prima” (My masterpiece), de Gastón Duprat

– “Happy hour” – Verdades e consequências (Happy hour), de Eduardo Albergaria

– “Tarde para morrer jovem” (Too late to die young), de Dominga Sotomayor

– “A Camareira” (The chambermaid), de Lila Avilés

– “Belmonte” (Belmonte), de Federico Veiroj

– “Acusada” (The Accused), de Gonzalo Tobal

– “Família submersa” (A family submerged), de María Alché

– “Vermelho sol” (Rojo), de Benjamin Naishtat

– “José” (Jose), de Li Cheng

– “Humanpersons” (Humanpersons), de Frank Spano

– “O amor não descansa” (An unexpected love), de Juan Vera

– “O anjo” (The angel), de Luis Ortega

– “Museu” (Museum), de Alonso Ruizpalacios

– “Compra me um revólver” (Buy me a gun), de Julio Hernández Cordón

 

MIDNIGHT

– “MATANGI / MAYA / M.I.A.” (MATANGI / MAYA / M.I.A.), de Stephen Loveridge

– “A geração da riqueza” (Generation wealth), de Lauren Greenfield

– “Três estranhos idênticos” (Three identical strangers), de Tim Wardle

– “Game girls” (Game girls), de Alina Skrzeszewska

– “Profile” (Profile), de Timur Bekmambetov

– “A Valsa de Waldheim” (The Waldheim waltz), de Ruth Beckermann

– “Futebol Infinito” (Infinite Football), de Corneliu Porumboiu

– “As filhas do fogo” (The daughters of fire), de Albertina Carri

– “Selvagem”, de Camille Vidal-Naquet

– “Faca no coração” (Knife + heart), de Yann Gonzalez

– “Morra, monstro, morra” (Murder Me, Monster), de Alejandro Fadel

– “Amazônia Groove”, de Bruno Murtinho

– “Operação Overlord” (Overlord), de Julius Avery

– “Imagine” (Imagine), de John Lennon, Yoko Ono

– “Buddies” (Buddies), de Arthur J. Bressan Jr.

– “The Cleaners” (The cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck

– “Obscuro barroco”  (Obscuro barroco), de Evangelia Kranioti 

– “Alterscape”, de Serge Levin

 

FILM DOC

– “Hal Ashby” (Hal), de Amy Scott

– “Be natural: a história não contada da primeira cineasta do mundo” (Be natural: the untold story of Alice Guy-Blaché), de Pamela B. Green

– “Os olhos de Orson Welles” (The eyes of Orson Welles), de Mark Cousins

– “Friedkin Uncut” (Friedkin uncut), de Francesco Zippel