SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A vigésima edição do Festival do Rio anunciou nesta sexta (19) suas atrações, após rumores de que não iria acontecer em 2018, por falta de verbas. Integram a lista filmes de Lars Von Trier, Gus Van Sant, Jean-Luc Godard e Spike Lee.
O festival acontecerá de 1º a 11 de novembro, e as exibições ocorrerão em cerca de 20 locais diferentes na cidade do Rio de Janeiro. Serão ao todo 200 filmes de cerca de de 60 países diferentes.
O anúncio, no início do mês, de que o novo longa de Steve McQueen, “Viúvas”, com Viola Davis, abriria o festival, pôs um fim aos rumores e confirmou o festival em 2018.
Uma nova versão de “Imagine”, de John Lennon e Yoko Ono, também faz parte da seleção.
Confira a seleção de atrações:
MOSTRA PANORAMA
– “O mau exemplo de Cameron Post” (The miseducation of Cameron Post), de Desiree Akhavan
– “Colette” (Colette), de Wash Westmoreland
– “A pé ele não vai longe” (Don’t worry, he won’t get far on foot), de Gus Van Sant
– “Sem rastros” (Leave No Trace), de Debra Granik
– “Vida selvagem” (Wildlife) de Paul Dano
– “Fátima”, de João Canijo
– “Bisbee ’17” (Bisbee ’17), de Robert Greene
– “O Termômetro de Galileu”, de Teresa Villaverde
– “Vision”, de Naomi Kawase
– “A Névoa Verde” (The green fog), de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson
– “Estação do diabo” (Season of the devil), de Lav Diaz
– “Grass” (Grass) de Hong Sangsoo
– “Utøya” – 22 de julho (U – July 22), de Erik Poppe
– “Não me toque” (Touch me not) de Adina Pintilie
– “3 Days in Quiberon”, de Emily Atef
– “Imagem e palavra” (The Image Book), de Jean-Luc Godard
– “Asako I & II” (Asako I & II), de Ryûsuke Hamaguchi
– “Conquistar, amar e viver intensamente” (Sorry Angel), de Christophe Honoré
– “Amor até as cinzas” (Ash Is Purest White) de Jia Zhangke
– “Assunto de família” (Shoplifters), de Hirokazu Koreeda
– “Cafarnaum” (Capernaum) de Nadine Labaki
– “Em chamas” (Burning), de Lee Chang-dong
– “Infiltrado na Klan” (BlacKkKlansman), de Spike Lee
– “3 faces” (Three Faces) de Jafar Panahi
– “Guerra Fria” (Cold War) de Pawel Pawlikowski
– “Verão” (Summer), de Kirill Serebrennikov
– “Dez anos Tailândia” (Ten Years Thailand), de Apichatpong Weerasethakul, Aditya Assarat, Chulayarnnon Siriphol, Wisit Sasanatieng
– “O momento Plutão” (The Pluto Moment), de Ming Zhang
– “A casa que Jack construiu” (The House that Jack Built), de Lars von Trier
– “A prece” (The prayer), de Cédric Kahn
– “Praça pública” (Place Publique), de Agnès Jaoui
– “Amanda” (Amanda), de Mikhaël Hers
– “Memória da dor” (Memoir of War), de Emmanuel Finkiel
– “Maria Callas” – em suas próprias palavras (Maria by Callas), de Tom Volf
– “Raiva” (Rage), de Sérgio Tréfaut
– “A queda do império americano” (The Fall of the American Empire), de Denys Arcand
– “A cada momento” (Each and every moment), de Nicolas Philibert
– “Peterloo”, de Mike Leigh
– “White boy Rick” (White Boy Rick), de Yann Demange
– “O favorito” (The front runner), de Jason Reitman
– “Se a rua Beale falasse” (If Beale street could talk), de Barry Jenkins
– “Vidas duplas” (Double Lives), de Olivier Assayas
– “No portal da eternidade” (At eternity’s gate), de Julian Schnabel
– “A quietude” (The Quietude), de Pablo Trapero
– “El Pepe, uma vida suprema” (El Pepe, una vida suprema), de Emir Kusturica
– “Seu rosto” (Your Face), de Tsai Ming-Liang
– “Monrovia, Indiana” (Monrovia, Indiana), de Frederick Wiseman
– “O hotel às margens do rio” (Hotel by the river), de Hong Sangsoo
– “Túmulos sem nome” (Graves Without a Name), de Rithy Panh
– “Nunca deixe de lembrar” (Never Look Away), de Florian Henckel von Donnersmarck
– “A rota selvagem” (Lean on Pete), de Andrew Haigh
– “O ódio que você semeia” (The hate u give), de George Tillman Jr.
– “A vida em si” (Life itself), de Dan Fogelman
– “Vox Lux” (Vox Lux), de Brady Corbet
– “Tyrel” (Tyrel), de Sebastián Silva
– “A excêntrica família de Gaspard” (Gaspard at the Wedding), de Antony Cordier
– “Eu sou Tempesta” (I am Tempesta), de Daniele Luchetti
– “O Caravaggio roubado” (The Stolen Caravaggio), de Roberto Andò
– “O que você irá fazer quando o mundo estiver em chamas” (What You Gonna Do When the World’s on Fire?) de Roberto Minervini
– “Meu próprio bem” (My own good), de Pippo Mezzapesa
EXPECTATIVA 2018
– “Tempo comum” (Ordinary Time), de Susana Nobre
– “Skate Kitchen” (Skate kitchen), de Crystal Moselle
– “Terra firme” (Anchor and hope), de Carlos Marqués-Marcet
– “Culpa” (The guilty), de Gustav Möller
– “O quebra-cabeça Puzzle”, de Marc Turtletaub
– “Um elefante sentado quieto” (An elephant sitting still), de Hu Bo
– “Adam” (Adam), de Maria Solrun
– “Minha filha” (Daughter of mine), de Laura Bispuri
– “Longa jornada” noite adentro (Long day’s journey into night) de Bi Gan
– “Rafiki” (Friends), de Wanuri Kahiu
– “Carmen & Lola” (Carmen and Lola), de Arantxa Echevarria
– “O mundo á seus pés” (The world is yours), de Romain Gavras
– “A nossa espera” (Our struggles), de Guillaume Senez
– “Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar” (Palace II) de Rafael Machado / Co-direção: Gabriel Corrêa e Castro
– “Pedro e Inês, o amor não descansa” (The dead queen) de António Ferreira
– “A árvore” (The tree) de André Gil Mata
– “Shade – entre bruxas e heróis” (The Witch Hunters), de Rasko Miljkovic
– “Querido filho” (Dear Son) de Mohamed Ben Attia
– “Entre tempos” (Ricordi?), de Valerio Mieli
– “Yomeddine” (Yomeddine) de A.B. Shawky
– “A costureira de sonhos” (Sir) de Rohena Gera
– “A última criança” (Last Child), de Shin Dong-seok
– “Longe da árvore” (Far from the tree) de Rachel Dretzin
– “Girl”, de Lukas Dhont
PREMIÈRE LATINA
– “Miriam mente” (Miriam Lies), de Natalia Cabral, Oriol Estrada
– “A Rainha do medo” (The queen of fear), de Valeria Bertuccelli, Fabiana Tiscornia
– “A cama” (The bed), de Mónica Lairana
– “Cinzas” (Cenizas), de Juan Sebastian Jacome
– “Virus Tropical” (Virus tropical), de Santiago Caicedo
– “O dia que resistia” (The endless day), de Alessia Chiesa
– “El motoarrebatador” (The snatch thief), de Agustín Toscano
– “Pássaros de verão” (Birds of Passage), de Ciro Guerra, Cristina Gallego
– “Minha obra prima” (My masterpiece), de Gastón Duprat
– “Happy hour” – Verdades e consequências (Happy hour), de Eduardo Albergaria
– “Tarde para morrer jovem” (Too late to die young), de Dominga Sotomayor
– “A Camareira” (The chambermaid), de Lila Avilés
– “Belmonte” (Belmonte), de Federico Veiroj
– “Acusada” (The Accused), de Gonzalo Tobal
– “Família submersa” (A family submerged), de María Alché
– “Vermelho sol” (Rojo), de Benjamin Naishtat
– “José” (Jose), de Li Cheng
– “Humanpersons” (Humanpersons), de Frank Spano
– “O amor não descansa” (An unexpected love), de Juan Vera
– “O anjo” (The angel), de Luis Ortega
– “Museu” (Museum), de Alonso Ruizpalacios
– “Compra me um revólver” (Buy me a gun), de Julio Hernández Cordón
MIDNIGHT
– “MATANGI / MAYA / M.I.A.” (MATANGI / MAYA / M.I.A.), de Stephen Loveridge
– “A geração da riqueza” (Generation wealth), de Lauren Greenfield
– “Três estranhos idênticos” (Three identical strangers), de Tim Wardle
– “Game girls” (Game girls), de Alina Skrzeszewska
– “Profile” (Profile), de Timur Bekmambetov
– “A Valsa de Waldheim” (The Waldheim waltz), de Ruth Beckermann
– “Futebol Infinito” (Infinite Football), de Corneliu Porumboiu
– “As filhas do fogo” (The daughters of fire), de Albertina Carri
– “Selvagem”, de Camille Vidal-Naquet
– “Faca no coração” (Knife + heart), de Yann Gonzalez
– “Morra, monstro, morra” (Murder Me, Monster), de Alejandro Fadel
– “Amazônia Groove”, de Bruno Murtinho
– “Operação Overlord” (Overlord), de Julius Avery
– “Imagine” (Imagine), de John Lennon, Yoko Ono
– “Buddies” (Buddies), de Arthur J. Bressan Jr.
– “The Cleaners” (The cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck
– “Obscuro barroco” (Obscuro barroco), de Evangelia Kranioti
– “Alterscape”, de Serge Levin
FILM DOC
– “Hal Ashby” (Hal), de Amy Scott
– “Be natural: a história não contada da primeira cineasta do mundo” (Be natural: the untold story of Alice Guy-Blaché), de Pamela B. Green
– “Os olhos de Orson Welles” (The eyes of Orson Welles), de Mark Cousins
– “Friedkin Uncut” (Friedkin uncut), de Francesco Zippel