Divulgação

Após um mês no Centro de Reabilitação, Despetrolização e análise de saúde da fauna marinha (CReD) da Universidade Federal do Paraná, mais duas tartarugas-verde (Chelonia mydas) foram devolvidas ao ambiente natural na semana passada.

As duas tartarugas-verde foram atendidas pela equipe do LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP–BS) após a comunidade avisar.  Uma estava na Praia Brava, no município de Matinhos, e a outra na Ilha do Mel. Os animais passaram por acompanhamento médico veterinário diário por aproximadamente um mês, durante o qual foram realizados exames periódicos para avaliação do quadro de saúde e recuperação dos indivíduos. Na semana passada estavam ambas aptas à reintegração ao seu habitat natural.

As ações de resgate e atendimento à fauna fazem parte do PMP-BS, assim, caso registrem mamíferos, tartarugas e aves marinhas encalhados no Paraná, por favor, avisem a equipe do projeto ou diretamente ao Centro de Estudos do Mar pelo telefone 0800-642-3341 ou pelo 41 3511-8671

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação/UFPR monitora o Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.