Valquir Aureliano – O meia Marquinho: artilheiro

O Athletico está classificado para a semifinal da Taça Dirceu Krüger – o segundo turno do Campeonato Paranaense. A classificação antecipada foi garantida no sábado (23) com a vitória por 2 a 1 sobre o Foz, na Arena da Baixada, pela 4ª (e penúltima) rodada. O time da capital ampliou a liderança no Grupo A, agora com 12 pontos, e garantiu todas as vantagens possíveis do regulamento para as partidas de mata-mata.

Na classificação geral, o Athletico tem a melhor campanha, com 20 pontos em dez jogos – três à frente do Coritiba. Esse quesito é importante porque define o mando de campo dos jogos da final do Campeonato Paranaense. Com 20 pontos, o Furacão já não pode ser alcançado pelo único time já garantido na final do Estadual, o Toledo, campeão da Taça Sicupira (o primeiro turno).

O Athletico também garantiu o mando de campo da semifinal e da final da Taça Krüger, ambas fases disputadas em jogo único. Na semifinal da Taça, o primeiro do Grupo A enfrenta o segundo do Grupo B. E o segundo do A pega o primeiro do B. A disputa ocorre em jogo único, com mando de campo do primeiro colocado do grupo. Na final, fica com o mando de campo a equipe com melhor campanha na fase de classificação da Taça. E nenhum outro time consegue alcançar o Furacão nessa fase.

Com isso, o Athletico apenas vai cumprir tabela na última rodada, contra o Londrina, no Estádio do Café, em 31 de março. A semifinal será em 3 de abril.
O resultado do fim de semana decretou o rebaixamento do Foz.

O Athletico tem usado apenas o time de aspirantes no Paranaense, comandado pelo técnico Rafael Guanaes. O grupo principal, do técnico Tiago Nunes, se concentra na Libertadores. No entanto, alguns jogadores da equipe A estão sendo usados no campeonato estadual, para ganhar ritmo de jogo. Dessa vez, os escolhidos foram os meias Léo Cittadini e Tomás Andrade. O time teve uma atuação irregular no sábado e chegou a sofrer momentos de dificuldades contra o Foz.