Divulgação/Athletico.com.br/Fabio Wosniak – Autuori

O técnico do Athletico Paranaense, Paulo Autuori, falou sobre o impacto da segunda vitória consecutiva no psicológico dos jogadores. “Somar seis pontos seguidos é fundamental. Jogo fora de casa, jogar contra o Goiás é sempre difícil. O aspecto psicológico é algo que a gente tem tentado trabalhar bastante, e o anímico cresce bastante quando os resultados aparecem. Vamos passo a passo, com tranquilidade, falei para os jogadores meu trabalho criar um ambiente, uma atmosfera de harmonia, de muita solidariedade, porque vamos precisar de um sentido de entreajuda entre todos”, declarou, em entrevista coletiva.

Para o treinador, a equipe “está pronta para reagir no segundo turno”. “E cabe a cada um de nós mostrar isso e cultivar um ambiente de harmonia e de entreajuda”, disse. Segundo Autuori, o Athletico vai precisar agora de “capacidade de sofrimento e espírito de sacrifício”.

Nos últimos jogos, o Athletico se caracterizou por jogar bem apenas um dos tempos da partida. Contra o Goiás, no último sábado, foi bem no primeiro tempo e caiu de produção na segunda etapa. “A regularidade, se você parar para ver o Campeonato Brasileiro, não existe. Pela não recuperação dos jogadores, em termos gerais e não apenas no Athletico, às vezes, o primeiro tempo é muito arrastado. Depois, você vai se soltando. Mas, quando você começa forte, não consegue manter. E, quando você muda cinco jogadores, é lógico você também perde um pouco da organização. Porque você não tem tempo para treinar. Então, é uma série de coisas que tem a ver com um impacto negativo”, argumentou.

Para o treinador, esse não é um problema específico do Athletico, mas de todas as equipes. “Todos não têm tempo para treinar e baixa muito o nível. Não tem espaço temporal para recuperar os jogadores para que possam jogar no limite físico e técnico”, criticou.