SMCS

Brigadeiros, churros, bolos de dois andares, doces enrolados. A vida de alguns moradores da regional Tatuquara está mais doce nos últimos dias.

É o caso dos alunos do curso de Aprimoramento em Doces, oferecido pela Senai-PR, em parceria com a FAS Trabalho.

De longe, já se vê a imensa estrutura instalada pelo Senai em frente à Rua da Cidadania, que, além do curso de Aprimoramento em Doces, ensina Mecânica de Motos e Costura Industrial.

Aulas saborosas

Todos os cursos são concorridos, mas o aroma convidativo vem da carreta adaptada para ensinar a fazer as guloseimas deliciosas. O curso da manhã só tem mulheres, todas muito empolgadas e atentas para seguir as orientações do professor Lucas Costa.

“Este curso oferece uma boa noção sobre confeito de doces. Nós enfocamos todos os aspectos, em especial a questão da higiene do ambiente, dos utensílios e do próprio manipulador, porque isso repercute diretamente na qualidade do produto”, explicou o professor do Senai.

Além da parte teórica, há forte ênfase nas aulas práticas. “Elas já estão pondo a mão na massa. Não tem como explicar o ponto do brigadeiro ou da massa. A pessoa tem que aprender fazendo”, disse.

Por conta da falta de experiência, muitos erros ocorreram nas primeiras tentativas. Mas agora as aprendizes já estão “afiadas”, prontas para ir além do brigadeiro e se aventurar em fazer churros, bolos decorados e muito mais.

Futura empreendedora

Liriane de Lima Rodrigues dos Santos, moradora do Tatuquara, está gostando das aulas. “Já fazia tortas de limão para vender e agora estou expandindo os horizontes para trabalhar com outros tipos de doces”, comemora.

Ela sonha abrir uma empresa no futuro. “Quero empreender, mas este curso vai ajudar até em casa. Festa de aniversário posso fazer tudo em casa, sem precisar gastar mais”, avalia.

Caroline Emanuele, moradora do Jardim da Ordem, ganha mais experiência com o curso. Ela já faz um curso de gastronomia e agora está aprendendo a trabalhar com doces. “Já consegui fazer um bolo que usa recheio de brigadeiro. A gente tem que aprender de tudo porque a tendência do cliente é fazer todas as encomendas com um único profissional”, raciocina.

O diretor de Qualificação para o Trabalho, da FAS, Alexandre José Monteiro, explicou que qualquer pessoa que tem interesse pode aprender a trabalhar com doces do zero.

“É importante frisar que esta estrutura está sendo disponibilizada pela FAS Trabalho, que contratou o serviço do Senai para trazer esta estrutura para o Tatuquara de forma gratuita e na porta da casa dos alunos”, esclareceu Monteiro.

Ele comemorou o fato de a população do Tatuquara ter aderido fortemente à proposta. Atualmente são três turnos funcionando. Cada turma tem entre 16 a 20 alunos. “Nos estamos com uma média de 150 pessoas por dia frequentando os cursos de Aprimoramento em Doces, Mecânica de Motos e Costura Industrial”, finalizou.