MMA

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovou Plano de Conservação Nacional (PAN) com 41 espécies ameaçadas dos biomas do Cerrado e Pantanal. O PAN para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Ictiofauna, Herpetofauna e Primatas do Cerrado e Pantanal, publicado no Diário Oficial da União, será coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios do ICMBio e parceiros. O plano tem por objetivo influenciar políticas públicas, em diferentes esferas do governo, visando incorporar medidas de proteção. A medida também prevê a diminuição da caça das espécies, a redução da degradação do habitat e a restauração da fauna. Na lista está o macaco Sapajus cay (foto), que não é endêmico ao Brasil, ocorrendo também na Argentina, Bolívia e Paraguai.


USP abre inscrições para pós em sustentabilidade
O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, está com as inscrições abertas para o processo seletivo do segundo semestre de 2018. As inscrições são para mestrado e doutorado.

Entre as exigências para a inscrição no programa está a comprovação de proficiência na língua inglesa, obtida por meio de prova específica da área de Ciências Ambientais, na modalidade reading comprehension,  aplicada pelo Instituto Educacional União Cultural. As linhas de pesquisa são: Ciência e Tecnologia Ambiental, e Gestão Ambiental. Informações http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2018/04/Edital_Sus2018_2.pdfhttp


Instituto Ambiental do Paraná tem novo presidente 
O engenheiro químico, Paulino Mexia assumiu a  presidência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Nascido em Maringá, Paulino é funcionário de carreira do órgão ambiental desde 1984 e atuava desde o ano passado como diretor-geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Ele assume no lugar de Tarcício Mossato Pinto. Em reunião com diretores do órgão, ele falou sobre a necessidade de continuidade do trabalho realizado. “Daremos continuidade àquilo que já está sendo desenvolvido, porém em ritmo diferente. Sabemos que o concurso público para o IAP é fundamental e urgente, apesar de termos conseguindo recentemente a vinda de 100 residentes técnicos que já estão aprendendo e ajudando muito no nosso dia a dia”, disse.