CMC

O projeto de lei que prevê a execução do hino de Curitiba uma vez por semana, nas escolas da rede pública municipal, foi aprovado em 1º turno nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Curitiba.  Atualmente, o hino de Curitiba é executado uma vez por mês. A proposta mantêm a execução do Hino Nacional semanalmente e do Hino da Bandeira cantado pelos alunos e professores bimestralmente.

A iniciativa é de um vereador do PSC. A execução do hino da cidade já é prevista em lei municipal sancionada em 2002 – porém, com outra frequência. Atualmente, o hino de Curitiba é executado uma vez por mês. “O Hino nacional, o de Curitiba e o da Bandeira devem ser executados e entoados, respectivamente, uma vez por semana, uma vez por mês e uma vez ao bimestre, pelos alunos e professores dos estabelecimentos de ensino do Município”, diz o artigo 1º da lei 10.536/02.

Ou seja, a proposta do parlamentar quer alterar a lei municipal, aumentando a frequência da execução do hino de Curitiba. Além disso, o autor do projeto quer que a execução do hino do Paraná seja obrigatória uma vez por bimestre, assim como o hino da Bandeira – emenda que vai acrescentar à proposta.