A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) deve iniciar ainda em janeiro de 2019 o Ação Global, um mutirão que realizará milhares de consultas de especialidades e exames, além de diversas cirurgias. O Ação Global, que será realizado em parceria com o Instituto Vida e Saúde – instituição que administra o Hospital Municipal de Araucária (HMA), visa colocar em dia a demanda por atendimento de especialidades. A Prefeitura investirá mais de R$ 3,5 milhões ao longo de seis meses, além do valor que já repassa mensalmente para custeio do HMA.
De acordo com a SMSA, somente de consultas de especialidades estão previstas mais de 2.700 por mês. Quanto aos exames, estão previstos 56 tipos. Da parte das cirurgias, estão previstos procedimentos nas áreas de Otorrinolaringologia, Vitrectomia, Urologia, Ortopedia, Vascular, Ginecologia, cirurgias com uso de vídeo, entre outras.
Os beneficiados do mutirão serão pessoas que já aguardam por atendimento. Elas serão comunicadas conforme os dados cadastrados na unidade de saúde mais próxima da residência. Outro detalhe importante é quanto a comparecer ao atendimento agendado. A falta pode comprometer o cronograma da ação.