O Centro de Controle de Zoonoses de Araucária, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, realiza amanhã, das 13 às 17 horas, gratuitamente a microchipagem e a vacinação antirrábica para cães e gatos com idade a partir de quatro meses. O local também estará aberto para visitação e a adoção de animais mantidos pela prefeitura.
Para participar é preciso levar um comprovante de residência e documento contendo CPF e, se houver, a carteirinha de vacinação do animal. É importante salientar que os proprietários devem trazer seus animais contidos em coleira com guia e em bolsas ou caixa de transporte para evitar acidentes com outros animais e focinheiras no caso de cães de grande porte.
O evento será na sede do CCZ que fica na Rua Ladislau Karas, 303 (estrada para a localidade de Roça Nova).
Castração
Araucária tem como meta castrar 3.200 animais, entre cães e gatos de pessoas com renda de até três salários mínimos e também de protetoras de animais cadastradas junto à Prefeitura, por meio do Programa “Castração Solidária”, realizado pela Prefeitura. Mas apesar de todos os esforços, a equipe do programa tem enfrentado dificuldades porque muitos donos não estão aparecendo no dia e local agendados ou não estão seguindo as recomendações necessárias antes da cirurgia dos animais.
As cirurgias são contratadas pela Prefeitura e a equipe fica ociosa quando há muitas faltas. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), na última ação de castração (realizada no Thomaz Coelho), dos 120 atendimentos agendados em um dos dias, cerca de 50 donos simplesmente não compareceram.