Muitas crianças hoje em dia moram em apartamentos, não possuem muitos colegas e não tem a oportunidade de brincar em espaços diferenciados. A escola pode complementar esta falta organizando espaços de aprendizagem que conciliem o ar puro, a brincadeira e a socialização. Uma das formas encontradas é proporcionar um parque com areia adequado a faixa etária. A areia é um meio pedagógico muito eficaz. A atenção é redobrada para que o parque esteja fechado com malhas para que não tenha circulação de animais. A limpeza e troca da areia deve ser fator importante de acompanhamento.

Mas, por que é tão importante manipular e brincar com a areia? Inicia quando a criança entra no parque e pisa nela provocando sensações prazerosas, ao perceber que sua pisada tem leveza e seu pé afunda, então como num passe de mágica sua marca fica registrada e a criança se envolve num sentimento de pertença…. É meu pé, eu faço parte da escola e estou aqui para brincar com os amigos e me divertir.

É muito fácil se entreter com a areia, pois possibilita múltiplas situações de aprendizagens como vivenciar conceitos básicos de linguagem matemática, como construir castelos um maior que o outro, encher e esvaziar baldinhos, empurrar para cá e para lá, perto e longe, aprender com a linguagem artística experimentando texturas, colocando areia no balde amarelo ou vermelho, e outras linguagens como escrever, desenhar usando sua criatividade e imaginação.

Muitos papeis sociais aliados as simbologias acontecem como exemplo, brincar de mamãe e fazer comidinhas para o bebê, fazer um bolo de chocolate para cantar parabéns com os convidados, fazer de conta que é um padeiro amassando o pão, entre outros. A ampliação vocabular e comunicação também está presente.

Nota-se que o brincar na areia, acaba sendo uma terapia ao perceber que ela escorrega entre as mãos, auxilia a adaptação de crianças, principalmente as pequenas que possuem dificuldade com o grande grupo.

É possível também ter ambientes com areia nos espaços internos da escola, ou até mesmo dentro da sala de aula. Pode este ambiente ser aliado ao objetivo e conteúdo da série e ser transformado em natureza, em habitat de dinossauros e fazendas, ou simplesmente ser um ambiente de escrita.

A professora utiliza esta ferramenta e tem o papel de ser a mediadora promovendo a pedagogia do encontro estabelecendo relações entre os pares e o meio ampliando as possibilidades de aprendizagens. Mas a família também pode brincar e aprender com seu filho utilizando a mesma ideia em estender dentro de casa ou no quintal.

Hoje em dia, é fácil encontrar em livrarias, casas de artesanato ou de variedades no comércio que vendem em pequena quantidade e possuem uma grande variedade de cores.

Outra sugestão é comprar massa de areia colorida ou colorir uma areia comum com seu filho personalizando, utilizando tinta têmpera em pó que é normalmente misturada com água para fazer a pintura, mas pode ser usada em sua forma seca para colorir a areia. Esta tinta é atóxica, econômica e sai fácil com água. Fica a dica!

Maria Cristina Starcke é coordenadora psicopedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, do Grupo Marista