Publicidade
Carreira & Cia.

As várias atividades do psicólogo nas organizações

As várias atividades do psicólogo nas organizações
(Foto: Divulgação)

A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada Psicologia Industrial, que estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações e atua sobre os problemas ligados à gestão de recursos humanos. “O psicólogo organizacional ocupa-se em estudar e atuar como facilitador das relações entre as pessoas e a organização, contribuindo para o desenvolvimento de ambas”, explica Elaine Kühne, consultora em Psicóloga Organizacional. Em seu artigo “O Desafio do Psicólogo Organizacional”, Elaine esclarece as principais áreas de atuação do psicólogo organizacional: 


Recrutamento e seleção de pessoal
Por meio da análise do ambiente de trabalho e do cargo, realiza a definição do perfil do profissional a ser escolhido para ocupação do cargo, define a metodologia de recrutamento e utiliza técnicas de seleção de pessoal.


Treinamento, desenvolvimento e capacitação
Através de diagnóstico de necessidade de treinamento, planeja, organiza e desenvolve os programas instrucionais para os colaboradores da organização.


Avaliação de treinamento e de desempenho
Desenvolve e aplica instrumentos de avaliação da reação e do impacto do treinamento no trabalho. Prepara e treina os gestores em avaliação de desempenho de suas equipes, elabora o manual dos procedimentos para avaliação, desenvolve os procedimentos para diagnóstico, acompanhamento e resolução dos problemas de desempenho no trabalho.


Análise de cargos e tarefas, diagnóstico sócio-ambiental
Desenvolve procedimentos e instrumentos para descrição de cargos e tarefas, usa referidos procedimentos e instrumentos seguido de análise dos resultados obtidos e faz a descrição dos cargos e tarefas. Observa a relação entre homem e ambiente (comunitário, social e ecológico), estuda tanto a maneira como o ambiente físico influencia no bem estar das pessoas, quanto o impacto que as ações das pessoas têm sobre o ambiente físico e natural; orienta para a criação de programas sócio-ambientais como instrumento de conscientização, realização pessoal e elevação da auto-estima de seus colaboradores.


Diagnóstico da Saúde Mental no Trabalho e Orientação Profissional
Avalia o ambiente de trabalho analisando os aspectos psicológicos e de salubridade, ou seja, as características do trabalho e suas conseqüências, por ex: estresse, doenças ocupacionais, etc, intervém no ambiente e na organização do trabalho para a redução dos riscos, através da implantação e gestão de programas preventivos de saúde e da proposição de soluções para criação de ambientes favoráveis para melhoria das condições gerais de trabalho e redução dos custos com saúde.


Curtas

  • A ABRH-PR realizará nesta quarta-feira (8), mais uma edição do Bom Dia RH. O evento irá abordar os resultados do 10° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos, estudo organizado pela entidade em parceria com a Bachmann & Associados. Mais de 200 organizações paranaenses participaram do levantamento, em um universo de mais de 140 mil funcionários. O Benchmarking reúne dados de 12 indicadores.
  • Brunch para os pais no Rayon. O restaurante Garbo, do Grand Hotel Rayon, preparou um brunch especial para o Dia dos Pais. O chef Claude Bezerra criou um menu de três fases com tudo à vontade, que conta com uma variedade de antepastos, saladas, massas e carnes - a Paella de Frutos do Mar e a Picanha na Chapa com Sal Grosso são alguns dos destaques. O valor do brunch, que acontece das 11h às 15h, é de R$95 +10% por pessoa. O estacionamento e as bebidas são cobrados à parte. Reservas pelo telefone (41) 3532-0150.
  • Orientação profissional para jovens. Acontece em 13,20 e 27/08 em Curitiba a Oficina de Carreira, sob o comando das orientadoras Claudia Boccalini e Célia Riesemberg. As atividades de autoconhecimento, avaliação de perfil, dicas e muito mais. 10% das vagas são para jovens de casas de acolhimento. Os eventos serão realizados no  Biosfera Coworking Informações: [email protected]
  • Procura-se contatos comerciais com experiência em vendas de anúncios para revista impressa e digital. Desejável presença e transito junto a agências de publicidade e bureuax de mídia. Remuneração variável através de comissões sobre os contratos fechados. Ótimas oportunidades. Contatos:41-3044-4115

Frase:
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor que se adapta às mudanças”

(Leon Megginson)

          

DESTAQUES DOS EDITORES