Valquir Aureliano – Reinaldo cai na área do Londrina e pede pênalti

O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 1 para o Londrina, nessa quarta-feira (dia 12) à tarde, na Arena da Baixada, pela 10ª (e penúltima) rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na 7ª colocação, com 13 pontos. O Londrina está em 4º, com 15 pontos, e já tem vaga garantida. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final.

Na última rodada, o Athletico joga fora de casa contra o Toledo. O time da capital garante a vaga se vencer. Se empatar ou perder, precisa torcer para tropeços de Cianorte e Maringá. Na última rodada, o Cianorte joga em casa contra o Azuriz. O Maringá atua fora de casa contra o Cascavel CR, que já está matematicamente rebaixado.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

DERROTA HISTÓRICA
O Athletico nunca havia perdido para o Londrina na Arena da Baixada, construída em 1999. Nos 15 confrontos entre os dois no local, eram 13 vitórias do Furacão e 2 empates. Essa foi a primeira vitória do Tubarão no local.

ESCALAÇÃO
O elenco principal do Athletico jogou na terça-feira na Venezuela, pela Copa Sul-Americana. Nessa quarta-feira, o clube usou o time de aspirantes, comandado pelo técnico Bruno Lazaroni, e sem reforços do grupo principal. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Denner (centro), Jaderson (direita) e Reinaldo (esquerda), na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi trágico para os aspirantes, que erravam seguidamente na saída de bola, não conseguiam trabalhar a bola no meio-campo e eram quase nulos no setor ofensivo. O Londrina jogou avançado, pressionou a saída e colheu frutos rapidamente. Aos 9, Luiz Henrique passou fácil por dois adversários, invadiu a área e chutou no canto: 1 a 0. Aos 19, Kleiton errou feio dentro da área, ao tentar cortar um cruzamento, e a bola sobrou limpa para Adenilson fazer 2 a 0. Aos 12, Lucas Halter saiu lesionado. Entrou Luan Patrick. O time da capital seguiu perdido em campo e quase levou o terceiro aos 39, quando Safira deixou Adenilson na cara do gol, mas ele chutou na trave. O time do Interior perdeu mais duas chances claras na 1ª etapa, enquanto o Athletico praticamente não atacou nesse período.

SEGUNDO TEMPO
O Athletico voltou do intervalo com outra atitude e esboçou uma reação. Começou a apertar a marcação e arriscar no ataque. Com isso, conseguiu levar perigo em dois lances no início. O Londrina reduziu o ritmo e recuou, mas começou a levar perigo em contra-ataques. Aos poucos, o time da capital foi perdendo força. Aos 27, Lazaroni tirou os dois laterais (Kleiton e Vinícius Kauê) e colocou dois pontas (Elias Carioca e Jajá). Com isso, Jaderson e Reinaldo recuaram e viraram laterais. Aos 39, mais duas trocas no Athletico, com as entradas do lateral João Vitor e do meia Dudu. Nos minutos finais, o time da capital partiu para o ‘abafa’ e conseguiu diminuir para 2 a 1 aos 40, após escanteio de Denner, cabeceio de Mingotti, rebatida do goleiro e finalização de Jajá. O Londrina perdeu mais um gol feito aos 43, após boa jogada de Celsinho e finalização grotesca de Douglas Santos.

ATHLETICO 1×2 LONDRINA
Athletico: Anderson; Kleiton (Elias Carioca), Lucas Halter (Luan Patrick), Zé Ivaldo e Vinicius Kauê (Jajá); Alvarado e Kawan (Dudu); Reinaldo, Denner e Jaderson (João Vitor); Mingotti. Técnico: Bruno Lazaroni
Londrina: Dalton; Luan Marchiori (Bidía), Marcondes, Lucas Costa e Luiz Henrique; Matheus Bianqui, Marcelo Freitas (Jean Henrique) e Adenílson (Celsinho); Douglas Santos, Safira (Gerônimo) e Juan Matos (Uelber). Técnico: Roberto Fonseca
Gols: Luiz Henrique (9-1º). Adenilson (19-1º), Jajá (40-2º)
Cartões amarelos: Dalton, Adenilson (L).
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Zé Ivaldo erra a saída de bola. Adenilson intercepta e chuta de fora da área. Anderson espalma no canto.
4 – Adenilson solta a bomba de longe. Anderson espalma no canto.
8 – Reinaldo invade a área, cai ao dividir com Marcondes e pede pênalti.
9 – Gol do Londrina. Luiz Henrique parte pela esquerda, passa por dois adversários, invade a área e chuta cruzado.
11 – A zaga falha na saída de bola. Juan Matos parte livre até o gol, mas chuta em cima de Anderson e perde gol feito.
19 – Gol do Londrina. Luan Marchiori cruza. Kleiton erra o domínio na área e a bola sobra na cara do gol para Andenilson, que fuzila o goleiro.
23 – Luan Patrick fura ao tentar cortar lançamento. Douglas Santos sai na cara do gol e tenta por cobertura, mas a bola vai para fora.
31 – Vinicius Kauê invade a área, cai ao dividir com Douglas Santos e pede pênalti.
39 – Safira avança pela esquerda e toca para a marca do pênalti. Adenilson entra livre e chuta na trave.
46 – Luiz Henrique invade a área e rola para Juan Matos, na cara do gol. Ele chuta no canto e Anderson salva.

Segundo tempo
1 – Contra-ataque. Kleiton invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
6 – Reinaldo avança e toca para Mingotti, na cara do gol. O goleiro sai bem, por baixo, e abafa o chute.
7 – Luiz Henrique chuta de fora da área. A bola toca na trave.
18 – Kleiton cruza. Vinícius Kauê chuta de dentro da área. A zaga bloqueia
25 – Denner invade a área e chuta cruzado. O goleiro segura.
28 – Escanteio. Lucas Costa cabeceia. Anderson segura.
38 – Depois de escanteio, a bola sobra na cara do gol para Elias Carioca, que chuta. O goleiro espalma.
40 – Gol do Athletico. Denner bate escanteio. Mingotti cabeceia. O goleiro espalma. A bola sobra quase dentro do gol para Jajá, que cutuca.
43 – Celsinho dribla na área e rola para Douglas Santos, na cara do gol. Ele chuta para fora.