O governo do presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feira o envio de Emmanuel Bonne, principal assessor diplomático francês, para o Irã após a decisão do país persa de enriquecer urânio para um nível além do limite estabelecido no acordo nuclear internacional firmado em 2015.

O Palácio do Eliseu disse que Bonne retornaria a Teerã nesta terça-feira. Ele havia feito uma visita de um dia inteiro no mês passado em uma tentativa de diminuir as tensões envolvendo os iranianos. Não ficou claro quanto tempo Bonne permaneceria na capital iraniana ou com quem ele se reuniria.

Teerã tem colocado a União Europeia sob pressão para tentar salvar o acordo nuclear internacional depois que os Estados Unidos se retiraram do pacto no ano passado e restauraram sanções econômicas sobre o país persa. No fim de semana, Macron disse que está tentando encontrar uma maneira de retomar o diálogo entre o Irã e seus parceiros ocidentais até 15 de julho. No sábado, ele conversou com o presidente do Irã, Hassan Rouhani. Fonte: Associated Press.