Quinze finalizações, 59% de posse de bola, jogo em casa. Nada disso fez com que o Paraná derrotasse o Paysandu, na noite desta sexta-feira (19), na Vila Capanema. Os dois times empataram sem gols, em partida válida pela 2ª rodada da Série B do Brasileirão.

Com o resultado, o time paranaense foi a 5 pontos em três jogos – o time tem um jogo a mais em relação aos concorrentes. Com isso, pode saborear a liderança por alguns instantes, ao menos, enquanto os demais jogos da 2ª rodada não se encerram.

Foi o terceiro jogo do Paraná sob o comando de Cristian de Souza. Nos outros, ele obteve uma vitória (2 a 0 sobre o Goiás) e um empate (0 a 0 com o ABC) desde que assumiu a equipe, há duas semanas, em lugar de Wagner Lopes.

GOLEIRO

O goleiro Leo ainda não levou gols atuando na Vila Capanema, nas quatro competições do Paraná na temporada. No estádio, ele atuou seis vezes pelo Campeonato Paranaense, duas pela Primeira Liga, três pela Copa do Brasil e duas pela Série B. Ate agora, o time levou apenas um gol jogando em casa, na vitória de 3 a 1 sobre o Prudentópolis. Na ocasião, o goleiro era Marcos.

CALENDÁRIO

O próximo jogo do Paraná Clube pela Série B será diante do Juventude, pela 3ª rodada da competição. A partida está marcada para as 19 horas de sábado (27), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Antes disso, porém, o time paranaense recebe o Atlético-MG, no primeiro jogo pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. A partida está marcada para quarta-feira (24), na Vila Capanema.

ESCALAÇÃO

O técnico Cristian de Souza optou por colocar Minho em vez de Robson, na linha de três meias, junto com Guilherme Biteco e Renatinho. Jhony e Leandro Vilela eram os dois volantes. E Wallace entrou na zaga, com Rayan na lateral-esquerda. O lateral-esquerdo Assis e o meia Rafinha, que veio do futebol japonês, ficaram como opção para o decorrer da partida.

PRIMEIRO TEMPO

Jogando em casa, o Paraná tentou tomar a iniciativa. Mas não conseguia penetrar na área adversária e, com isso, tentou vários chutes de fora. Na melhor chance da equipe, Daniel Morais exigiu boa defesa do goleiro, aos 35 minutos. O Paysandu, por sua vez, insistia em jogadas pelas pontas e não levava perigo. O primeiro tempo se encerrou com o time da casa ostentando 54% de posse de bola e oito finalizações – uma no alvo – contra apenas uma do time do Pará.

SEGUNDO TEMPO

Para o segundo tempo, Cristian de Souza tirou o zagueiro Wallace para a entrada do lateral-esquerdo Igor. Com isso, Rayan ficou no miolo de zaga. Igor apareceu aos 6 minutos, ao salvar um gol de Welinton Júnior. Depois, o goleiro Leo salvou outro, de Wesley. Depois desses lances, Souza resolveu mexer de novo no Paraná, ao colocar o atacante Robson no lugar de Guilherme Biteco, no lado direito do ataque.

A alteração deu efeito a princípio. A partir da entrada de Robson, o time criou três chances de perigo entre os 15 e os 20 minutos. Não passou disso. Aos 35, o atacante Felipe Alves entrou no lugar do volante Jhony. Apesar da pressão, não houve gols.

ESTATÍSTICAS

O Paraná terminou o jogo com 15 finalizações (três certas e duas bloqueadas), 59% de posse de bola e 368 passes certos (87% de acerto). O Paysandu teve cinco finalizações (três certas), 41% de posse de bola e acertou 212 passes (82% do total).

 

PARANÁ CLUBE 0 x 0 PAYSANDU

Paraná

Leo; Cristovam, Wallace (Igor), Eduardo Brock e Rayan; Jhony (Felipe Alves), Leandro Vilela, Guilherme Biteco (Robson), Renatinho e Minho; Daniel Morais. Técnico: Cristian de Souza

Paysandu

Marcos; Ayrton, Perema, Gilvan e Peri; Wesley, Rodrigo Andrade (Rayner), Augusto Recife e Fernando Gabriel (Ricardo Capanema); Welinton Junior (Tiago Mandi) e Marcão. Técnico: Marcelo Chamusca

Cartões amarelos: Ayrton, Minho, Rayan, Welinton Junior, Gilvan, Tiago Mandi

Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

Local: Vila Capanema, sexta-feira

 

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

11 – Biteco cobra falta para a área. Rayan cabeceia para cima. A bola iria fora, mas Marcos segura

15 – Biteco arrisca de longe. A bola sai à esquerda do gol

17 – Jhony tenta cortar um cruzamento e quase marca contra; a bola sai em escanteio. Após a cobrança, Perema cabeceia com perigo, mas para fora

21 – Minho recebe na esquerda, entra na área e tenta finalizar, mas erra o alvo

25 – Leandro Vilela apega a sobra da defesa e arremata de longe, por cima do gol

29 – Leandro Vilela cruza. Daniel Morais, livre, cabeceia por cima do gol

35 – Minho serve Daniel Morais. Ele recebe, tenta girar e finaliza meio caído, da risca da área; o goleiro salta e defende no ângulo

36 – Minho arrisca de longe. A boa iria fora, mas Marcos pega mesmo assim

41 – Renatinho bate rasteiro, de fora da área. A bola sai rente à trave direita

43 – Biteco cruza. Minho recebe, dribla Ayrton e bate por cima do gol

47 – Renatinho cobra falta e manda por cima do gol

SEGUNDO TEMPO

6 – Welinton Júnior recebe livre na área e toca para encobrir o goleiro Léo. Igor surge na cobertura e salva o gol

9 – Fernando Gabriel cobra escanteio. Welsey cabeceia no alto do gol e Léo salva

10 – Fernando Gabriel cobra falta para a área; Léo tira de soco, antes de Marcão cabecear

15 – Robson recebe na área e chuta cruzado. Gilvan se atira à sua frente e evita o gol

16 – Daniel Morais recebe na área gira e chuta cruzado, rasteiro. Marcos salta e defende

20 – Robson recebe de Jhony e chuta forte de fora da área. A bola bate na rede do lado de fora

28 – Fernando Gabriel cobra falta direto a gol. Leo pega

37 – Felipe Alves recebe de Robson e chuta de longe, mas por cima do gol

39 – Fernando Gabriel cobra falta e manda por cima

41 – Leandro Vilela arrisca de longe. A boal sai rente à trave esquerda

42 – Felipe Alves cruza. Daniel Morais se estica, mas erra a bola na pequena área

48 – Renatinho cobra falta para a área. Eduardo Brock cabeceia e o goleiro pega

49 – Eduardo Brock bate de fora da área. A zaga desvia e evita gol