Divulgação/Athletico.com.br/Mauricio Mano – Pierre

O Athletico Paranaense confirmou nessa segunda-feira (dia 18) a contratação do atacante Pierre da Silva, 20 anos, do Orlando City. O jogador vem para a equipe de aspirantes, do técnico Rafael Guanaes. Como chegou após o prazo de inscrições, não poderá jogar o Campeonato Paranaense.

“Desde 2016, o clube possui uma importante parceria com o Orlando City SC, dos Estados Unidos. Além do intercâmbio de jogadores, a parceria entre os clubes tem outras finalidades, como a troca de expertise em diversas áreas. Em 2017, o zagueiro Léo Pereira defendeu a equipe norte-americana na Major League Soccer (MLS)”, informou o Athletico.

Pierre é filho de pai brasileiro e mãe peruana, mas nasceu nos Estados Unidos. O jogador defendeu a Seleção Norte Americana na Copa do Mundo Sub-17, em 2015. No ano seguinte, foi para o Orlando City. Após se destacar na equipe B, foi promovido ao time principal. Além do Orlando, Pierre defendeu o Saint Louis, também nos Estados Unidos, e atuou nas categorias de formação do Santos.

O jogador atua nas quatro posições ofensivas do esquema tático 4-2-3-1: centroavante, meia-atacante centralizado, extremo pela direita e extremo pela esquerda. Começou em clubes menores dos Estados Unidos até chegar ao Orlando City, que disputa a principal liga do país, a Major League Soccer (MLS). No entanto, ele só disputou três partidas pela MLS e passou a maior parte da carreira jogando na USLC (United Soccer League Championship).

No país norte-americano não há um sistema de acesso e rebaixamento. A MLS é a principa força. No segundo escalão, estão a USLC e a NASL.

Pela USLC, Pierre soma 52 jogos, seis gols e sete assistências. Em 2017, foi eleito destaque sub-20 da temporada pelo site Uslsoccer.

“Há poucos jogadores com sua habilidade com a bola e o fato de estar sempre no topo das assistências da USL claramente mostram sua habilidade de enxergar além dos demais”, escreveu o site TopDrawerSoccer.com.

Em 2015, Pierre chegou a disputar o Mundial Sub-17 pela seleção dos Estados Unidos. No entanto, só atuou nos sete minutos finais de uma partida.

O jornalista Adrián Cabrejo, do site Dechalaca, do Peru, também elogiou as habilidades do jogador. “Se trata de um atacante forte que pode ir para o choque, sem problemas. Não é um centroavante, no sentido da palavra, porque também pode recuar alguns metros para jogar como um ponta de lança ou pela ponta-esquerda”, explicou.