Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin – António Oliveira: jogo decisivo na Arena da Baixada

O elenco principal do Athletico Paranaense volta a campo nessa quarta-feira (dia 19) às 21h30, quando recebe o Melgar, do Peru, na Arena da Baixada, pela 5ª (e penúltima) rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2021.

O Melgar lidera o Grupo D, com nove pontos em quatro jogos. O Athletico tem a mesma pontuação, mas fica atrás no saldo de gols (três contra dois). Quem vencer na Arena, abre três pontos de vantagem e joga por um empate na rodada final. Na sexta e última rodada, o time paranaense joga em casa contra o Aucas, do Equador. O Melgar recebe no Peru o Metropolitanos, da Venezuela.

SÉRIES INVICTAS
Na partida desta quarta-feira, o Athletico defende uma série invicta internacional. A última derrota em casa para um estrangeiro na Copa Sul-Americana foi em 30 de setembro de 2008, com o 4 a 3 para o Chivas, do México, pelas oitavas de final. No jogo de ida, houve empate em 2 a 2. Com isso, o Athletico, do técnico Geninho, acabou eliminado.

Depois daquela derrota por 4 a 3 para o Chivas, o Athletico recebeu mais seis estrangeiros em Curitiba pela Sul-Americana. Foram cinco vitórias (sobre Luqueño, Newell´s, Peñarol, Caracas e Metropolitanos) e um empate (Junior Barranquilla).

Outra série invicta é da equipe principal como mandante. A última derrota em casa com o ‘time A’ foi em 12 de dezembro de 2020 — 1 a 0 para o Athletico-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão.

RETROSPECTO
O Athletico tem retrospecto positivo contra peruanos, com cinco vitórias e duas derrotas:
Melgar 1×0 Athletico — Sul-Americana 2021
Athletico 3×0 Universitario — Libertadores 2014
Universitario 0x1 Athletico — Libertadores 2014
Athletico 2×1 Sporting Cristal — Libertadores 2014
Sporting Cristal 2×1 Athletico — Libertadores 2014
Athletico 2×1 Alianza Lima — Libertadores 2000
Alianza Lima 0x3 Athletico — Libertadores 2000

ESCALAÇÃO
O técnico António Oliveira terá a volta do meia Nikão, que cumpriu suspensão na última rodada. O volante Erick, lesionado, é a nova baixa.

A volta de Nikão deixa uma dúvida na escalação. Desde o retorno de Paulo Autuori ao clube, Nikão vinha atuando como meia centralizado. No último jogo, Jadson jogou como meia centralizado e foi o melhor em campo. O canhoto Nikão atingiu seu auge no Athletico jogando como extremo pela direita. Nessa função, foi campeão da Sul-Americana 2018 e da Copa do Brasil 2019.

Pelo desempenho em 2021, o mais provável é que o Athletico jogue com Nikão (direita), Jadson (centro) e Vitinho (esquerda) na linha de três do esquema tático 4-2-3-1. No entanto, por características do jogo de quarta-feira e do adversário, é possível que o ponta Carlos Eduardo entre na equipe, jogando pela direita, com Nikão centralizado e Jadson no banco.

Não será surpresa se, por questões táticas, os meias Cittadini e Canesin entrarem na equipe. Cittadini já foi escalado como volante e como extremo. Canesin vem jogando como extremo.

ATHLETICO x MELGAR
Athletico: Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard e Christian (Cittadini); Nikão, Jadson (Carlos Eduardo) e Vitinho; Renato Kayzer. Técnico: António Oliveira
Melgar: Cáceda; Alejandro Ramos, Fabio Pereyra, Luján e Reyna; Arias, Orzán e Tandazo; Bordacahar, Iberico e Cuesta. Técnico: Néstor Lorenzi
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Local: Arena da Baixada, quarta-feira às 21h30
TV: Conmebol TV