O técnico Alberto Valentim (Crédito: Franklin de Freitas)

O Athletico voltará a ter um time misto no próximo sábado (23), contra o Fortaleza, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Alberto Valentim vai poupar os principais jogadores para o segundo confronto decisivo contra o Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira (27), no Maracanã. O Furacão é o 10° colocado no Brasileiro, com 34 pontos, a 11 da zona de classificação para a Libertadores e a 6 da zona de rebaixamento.

A tendência é que os zagueiros Thiago Heleno, o meia Léo Cittadini e os atacantes Nikão e Terans não sejam relacionados para o jogo na Arena Castelão, em Fortaleza, às 19h15 de sábado. Zé Ivaldo deve voltar à defesa, com Khellven e Pedrinho nas laterais. Márcio Azevedo pode aparecer pelo meio e as opções para o ataque são Pedro Rocha e Bissoli, que não pode jogar pelo Athletico na Copa do Brasil.

A situação do volante Richard, que vinha atuando como titular, segue indefinida. O jogador foi embora da Arena logo após ser substituído na partida contra o Fluminense, no último sábado (16), mas acabou sorteado para o exame antidoping e teve que voltar ao estádio, o que causou mal-estar entre jogadores e comissão técnica. Ele foi afastado do grupo e deve ser devolvido ao Corinthians.

Alberto Valentim lamentou a maneira como o time deixou a vitória sobre o Flamengo escapar na última terça-feira (o Furacão virou o jogo no segundo tempo e sofreu o empate aos 54 minutos, de pênalti), mas exaltou a atuação do time. “Quando vem um empate dessa maneira fica um sentimento triste”, disse Alberto. “Mas deixa muito claro que nós precisamos manter essa atitude, repetir até o final da temporada a forma como jogamos, o espírito e alma que nós colocamos em campo”.

O Athletico não vence há três rodadas no Campeonato Brasileiro. A última vitória foi sobre o Atlético Goianiense, no dia 6 de outubro, por 2 a 0. Desde então foram duas derrotas, para Bahia e Fluminense, e um empate, com a Chapecoense. “Temos nossos objetivos no Campeonato Brasileiro e temos que virar a chave, deixar para pensar no Flamengo no domingo à noite”, afirmou Alberto Valentim.

Invasão

O árbitro Luiz Flávio de Oliveira relatou na súmula do jogo entre Athletico e Flamengo a invasão de um torcedor athleticano que entrou no campo no intervalo da partida. Os seguranças do clube retiraram o torcedor do estádio, o que poderá pesar a favor do Furacão em caso de julgamento pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A invasão de torcedores pode levar a perdas de mando de campo. O árbitro também relatou uma briga entre torcedores nas arquibancadas depois da partida.

Público

O Athletico divulgou nesta quinta-feira o público presente na Arena no jogo com o Flamengo. Foram 9.480 pagantes e um total de 9.896 pessoas, com uma renda de R$ 447.815. Foi o maior público desde a flexibilização das medidas sanitárias em Curitiba (atualmente, só 50% da capacidade dos estádios pode ser ocupada). Contra o Bahia, no dia 9 de outubro, foram 3.270 pagantes. No dia 17, diante do Fluminense, a Arena teve 1.486 pagantes. O último jogo com torcida antes da pandemia foi no dia 4 de março de 2020, contra o Rio Branco, pelo Campeonato Paranaense.