Valquir Aureliano

O Athletico Paranaense empatou em 0 a 0 com o Internacional, nessa quinta-feira (dia 4) à noite, na Arena da Baixada, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense caiu do 8º para o 10º lugar, com 46 pontos. O Inter lidera isolado, com 66 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O Brasileirão 2020 distribui seis vagas para a Libertadores 2021. O G6 pode virar G8 se o campeão da Copa do Brasil (Grêmio ou Palmeiras) e o campeão da Libertadores (Ralmeiras) terminarem dentro do G6 da Série A.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Athletico dominou o Inter. Teve 68% de posse de bola e quase o triplo de finalizações que o líder do campeonato (12 a 5). Foram poucas chances reais na partida. Cada time acertou uma bola na trave.

FASES
As duas equipes vivem boa fase. O Inter vinha nove vitórias consecutivas e tem a melhor campanha do returno, com 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. O Athletico é o 5º melhor do segundo turno, com 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

ESCALAÇÃO
As baixas no Athletico eram Khellven, suspenso, além de Márcio Azevedo, Erick e Lucho González, todos em recuperação. Suspensos pelo STJD por desrespeito ao protoloco antiCovid (troca de camisa), Carlos Eduardo e Walter conseguiram efeito suspensivo para jogar nesta quinta-feira. A novidade na escalação foi a entrada do meia Jadson e a saída do centroavante Renato Kayzer. Com isso, Nikão voltou a jogar como extremo e Carlos Eduardo virou centroavante. O esquema tático 4-2-3-1 foi mantido, com Canesin (direita), Jadson (centro) e Nikão (esquerda) na linha de três. Com a bola, porém, os jogadores tiveram bastante liberdade para trocar de posições no ataque, confundindo a marcação adversária.

O Inter não tinha Rodrigo Dourado, suspenso, e o artilheiro do time, Thiago Galhardo, em recuperação. O time gaúcho usou o 4-1-4-1, com Lindoso como único volante.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve início excelente do Athletico, que conseguiu colocar o adversário ‘na roda’ nos primeiros 20 minutos. Nesse período, o time mandante atacou em bloco, mostrou qualidade no passe e movimentação inteligente no ataque. Foram duas boas chances: uma aos 6, em cruzamento perigoso de Nikão, e outra aos aos 18, com chute de Cittadini na trave. O Inter demorou, mas conseguiu equilibrar as ações. E chegou a acertar uma bola na trave, em chute de fora da área de Rodinei.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com domínio do Athletico, que jogava avançado e mostrava qualidade no passe. No entanto, a defesa do Inter era impenetrável. O jogo ficou truncado. Aos 26, Autuori tirou Cittadini e Carlos Eduardo e colocou Renato Kayzer e Vitinho. Aos 31, saíram Canesin e Jadson e entraram Christian e Reinaldo. Pouco adiantou e o jogo teve um final modorrento.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Athletico somou 12 finalizações (4 certas), 68% de posse de bola, 87% de acerto nos passes e 3 escanteios. O Inter obteve 5 finalizações (1 certa), 32% de posse de bola, 74% de acerto passes e 2 escanteios. Os números são do site Sofascore.

ATHLETICO 0x0 INTER
Athletico: Santos; Jonathan (Zé Ivaldo), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard e Cittadini (Kayzer); Canesin (Christian), Jadson (Reinaldo) e Nikão; Carlos Eduardo (Vitinho). Técnico: Paulo Autuori
Inter: Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso (Zé Gabriel); Edenilson; Patrick (Caio), Praxedes (Jhonny) e Marcos Guilherme (Peglow); Yuri Alberto (Abel Hernandez). Técnico: Abel Braga
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Cittadini, Richard (A). Moises, Lindoso (I).
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Canesin enfia. Nikão recebe na área e cruza rasteiro. Carlos Eduardo quase alcança, na cara do gol.
18 – Boa jogada do Athletico. Nikão cruza. A zaga tira mal. Cittadini pega o rebote e manda a bomba na trave.
22 – Rodinei arrisca de fora da área e acerta a trave.
28 – Falta de média distância. Rodinei bate no canto. Santos espalma.
35 – Jadson bate escanteio. Canesin pega rebote fora da área e chuta ao lado.
45 – Rodinei cruza. Praxedes cabeceia perto, ao lado.

Segundo tempo
17 – Abner cruza. Carlos Eduardo cabeceia. Lomba segura.
29 – Nikão chuta de fora da área. Lomba segura.
46 – Vitinho chuta de fora da área. Lomba espalma no ângulo.
47 – Christian bate escanteio. Thiago Heleno cabeceia perto.