Geraldo Bubniak e Reprodução – Petraglia e Sassá: polêmicas após o clássico

O dia seguinte ao clássico Atletiba foi quente tanto no Athletico quanto no Coritiba. No Furacão, apesar da vitória por 1 a 0 na partida de sábado (12), o presidente Mario Celso Petraglia se posicionou sobre a irregularidade da equipe no Brasileirão e deu alfinetadas no técnico Tiago Nunes, que está livre no mercado. O clube coxa-branca, por sua vez, deverá dispensar o atacante Sassá.

Athletico
Com o placar do clássico, válido pela 10ª rodada do Brasileirão, o Athletico foi a 11 pontos. A tranquilidade de ter saído da zona de rebaixamento e de ter encerrado uma sequência de sete jogos sem vitórias foi ofuscada neste domingo (13) pelo presidente Mario Celso Petraglia. Em seu perfil no Twitter, ele atacou por tabela o técnico Tiago Nunes, reclamou dos erros e pediu paciência com a atual equipe.

O nome de Tiago Nunes voltou à pauta porque ele foi demitido do Corinthians na última sexta-feira (10) e porque o Athletico está com um técnico interino, Eduardo Barros. Nunes foi o treinador do Furacão nas conquistas da Copa Sul-Americana (2018) e da Copa do Brasil (2019), mas foi demitido por Petraglia no fim de outubro. Sua volta à Baixada foi especulada por torcedores nas redes sociais. “As viúvas do ex-treinador parem de pensar que quem ganha partidas é o técnico. Quem ganha jogo é jogador”, disse Petraglia, no Twitter.

Em uma sequência de mensagens, o presidente afirmou que o clube perdeu 16 jogadores de um ano para outro. “Por favor, gente, não se encontram facilmente Robson Bambu, Léo Pereira, Bruno Guimaraes, Roni, Marco Ruben, Renan Lodi, Camacho, Madson, etc! Esse grupo foi montado, treinado e o mérito fica para quem sai na fotografia”, disse Petraglia. “Estamos montando um time novo com a manutenção dos mais velhos, com nossos meninos e com jogadores que virão ajudar! Erros existem!”. Para Petraglia, mesmo assim o Athletico possui um time competitivo. “Não vimos até agora nenhum time com quem jogamos superior ao nosso, mesmo faltando ainda algumas peças! O projeto continua!”

O dirigente ainda afirmou que os erros têm prejudicado o Athletico. “A pandemia zerou nosso planejamento de 2020, fomos os últimos a voltar a treinar! A transição com o Sub-23 não aconteceu e perdemos partidas por erro de arbitragem e errar pênalti aos 45 minutos do 2º tempo”, disse Petraglia. “Sabemos que ‘se’ não joga, porem, não temos nunca erros a nosso favor!”

Coritiba
Na noite de sábado, circularam fotos nas quais Sassá aparece em uma festa após a derrota do Coritiba. As fotos viralizaram nas redes sociais. Neste domingo, em entrevista à rádio Banda B, o diretor de futebol coxa-branca Paulo Pelaipe garantiu que o atacante por eenquanto está afastado dos treinos e pode até ter seu contrato rescindido. O motivo, segundo o dirigente, é o desrespeito ao isolamento social durante a pandemia do coronavírus.

“Eu recebi essas fotos hoje (domingo) de manhã, já conversei com o treinador e o presidente. Se realmente forem verdadeiras, afinal elas podem ser de um período anterior à minha chegada, ele (Sassá) não joga mais no Coritiba. A pessoa, quando joga em um clube, tem que ter compromisso”, afirmou Pelaipe. “Se realmente essa festa ocorreu ontem, ele faltou com respeito com a diretoria, com seus companheiros de trabalho e com a torcida”.

Sassá está no Coritiba por empréstimo, desde o começo do ano. Os direitos econômicos pertencem ao Cruzeiro. No Alto da Glória, ele chegou a amargar a reserva quando o técnico era Eduardo Barroca. Ao todo, o atacante fez 18 jogos (13 como titular) e marcou 3 gols. Além disso, errou um pênalti na derrota de 1 a 0 contra o Manaus-AM, que determinou a eliminação coxa-branca na Copa do Brasil deste ano.

Um sinal de que Sassá está em vias de perder espaço é que o Coritiba deve apresentar o atacante Sarrafiore, ex-Inter, nesta segunda-feira (14). “Falando do Sarrafiore, ele chega amanhã (14), às 17h em Curitiba. Faz os exames médicos na terça-feira e já fica à disposição do técnico Jorginho”, disse Pelaipe.

A derrota no clássico fez o Coritiba aparecer na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com 8 pontos.