Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin – Cuello tenta jogada contra o São Paulo

O Athletico Paranaense perdeu por 4 a 0 para o São Paulo, nesse domingo (dia 10) à noite, no Morumbi, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou na lanterna (em 20º e último lugar), sem pontos. A equipe paulista lidera com 3 pontos.

O Furacão volta a jogar na quinta-feira, contra The Strongest, na Arena da Baixada, pela Libertadores. Pelo Brasileirão, pega o Atlético-MG, em Curitiba, no próximo domingo.

Com o resultado, o time paranaense completou 4 jogos seguidos sem vencer (com 2 empates e 2 derrotas). A última vitória foi sobre o Londrina, por 2 a 1, na Arena, pelo Paranaense.

Após a partida, o técnico Alberto Valentim comunicou que deixou o clube — clique aqui para saber mais.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

DESEMPENHO
A partida ficou marcada por uma fraca atuação do Athletico em todos os quesitos. O sistema defensivo deu espaços e cometeu falhas individuais. O setor ofensivo foi quase inoperante. O São Paulo não precisou jogar bem, nem pressionara para aplicar uma goleada. Os gols saíram naturalmente, mesmo sem pressionar ou apresentar um repertório variado de jogadas ofensivas.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
As baixas no Athletico eram Pablo, Thiago Heleno, Nico Hernández, Matheus Fernandes, Erick, Léo Cittadini, Matheus Babi, Pedro Rocha, Reinaldo, Kawan e Julimar, todos em recuperação. Orejuela pertence ao São Paulo e não foi utilizado na partida, devido a cláusula contratual. O técnico Alberto Valentim manteve o esquema tático 4-2-3-1. Sem Pablo, Cirino virou centroavante e Vitor Bueno entrou na meia-ponta-direita. Cuello ficou na meia-ponta-esquerda e Terans, centralizado. As novidades no banco eram os pontas Canobbio e Vitinho, ambos recém-contratados. Marlos também iniciou entre os suplentes.

ESCALAÇÃO DO SÃO PAULO
Os desfalques no clube paulista eram Walce, Gabriel Sara e Rodrigo Nestor (lesionados). Rogério Ceni armou no time no 4-1-3-2. A linha de 3 tinha Nikão (direita), Igor Gomes (centro) e Alisson (esquerda).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Athletico marcando em bloco médio, sem ficar muito recuado e sem pressionar a saída do adversário. O São Paulo também adotou uma postura média. Como teve mais qualidade na troca de passes e mais movimentações no setor ofensivo, o mandante controlou o jogo. O visitante foi lento demais na troca de passes e estático, burocrático e previsível no setor ofensivo. Praticamente não atacou na 1ª etapa, enquanto a equipe paulista fez um gol e levou perigo em mais três lances. O gol veio aos 18, em cruzamento de Rafinha (ex-Coritiba), falha de Khellven e finalização de Calleri.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Terans saiu e entrou Marlos. O esquema seguiu o mesmo. E a apatia também. O São Paulo chegou ao 2º gol aos 6 minutos, em cruzamento de Welington e cabeceio de Calleri. Aos 16, saíram Vitor Bueno e Cuello. E entraram Canobbio e Vitinho, que estrearam pelo clube. Aos 21, entrou o zagueiro/lateral João Vialle no lugar de Khellven. O jogo ficou com poucos ataques dos dois lados. Aos 24, o 3º do São Paulo, novamente com Calleri, aproveitando bate e rebate na área.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico somou 44% de posse de bola, 7 finalizações (nenhuma certa) e 87% de precisão nos passes. O São Paulo teve 17 finalizações (8 certas) e 88% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

SÃO PAULO 4×0 ATHLETICO
São Paulo: Jandrei, Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia; Igor Gomes (Colorado), Nikão (Toró) e Alisson (Tales Costa); Eder (Luciano) e Calleri (Rigoni). Técnico: Rogério Ceni
Athletico: Bento; Khellven (João Vialle), Pedro Henrique, Lucas Halter e Abner; Hugo Moura e Christian; Vitor Bueno (Canobbio), Terans (Marlos) e Cuello (Vitinho); Marcelo Cirino (Pedro Rocha). Técnico: Alberto Valentim
Gols: Calleri (18-1º, 6-2º e 24-2º) e Luciano (28-2º)
Cartões amarelos: Alisson (SP). Pedro Henrique, Vitor Bueno e Christian (A).
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Público: 20.606
Local: Estádio Morumbi

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Cuello arrisca de fora da área. A bola vai sobre o gol.
14 – Contra-ataque. Eder rola para Nikão, que chuta de fora da área. Bento segura.
18 – Gol do São Paulo. Rafinha cruza. Khellven rebate mal na pequena área. A bola sobra limpa para Calleri cutucar.
22 – Eder chuta de fora da área. Bento espalma para escanteio.
26 – Alisson chuta de fora da área. Bento espalma com as pontas dos dedos.
45 – Pedro Henrique dá chutão para frente. Cirino ganha na velocidade, invade a área e chuta para longe.

Segundo tempo
1 – Igor Gomes invade a área, dribla Pedro Henrique e chuta. Bento segura.
5 – Falta perto da área. Nikão cobra quase no centro do gol. Bento segura.
6 – Gol do São Paulo. Welington cruza na medida. Calleri ganha de Lucas Halter e cabeceia no canto.
24 – Gol do São Paulo. Bate e rebate na área. A bola sobra para Calleri, que gira e manda no ângulo.
28 – Gol do São Paulo. Toró cruza da direita. Luciano sobe livre e cabeceia no ângulo.